Um dos ícones da indústria automobilística brasileira completa 40 anos de lançamento com uma viagem especial pelo Brasil. O Alfa Romeo 2300, lançado em 1974, é celebrado pelos fãs da marca italiana com uma caravana que vai cortar o Sul e Sudeste brasileiro.
CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA VIAGEM DO 2300!
Ao todo serão 2.300 quilômetros rodados, numa relação direta ao nome do sedã que foi fabricado no Brasil com motor 2.3 entre 1974 a 1986. A viagem começou em São Paulo no sábado e seguirá até o próximo final de semana, percorrendo trechos entre Curitiba, Petrópolis e Betim. Estão programadas paradas em Xerém, distrito de Duque de Caxias (RJ), onde o modelo começou a ser fabricado pela Fábrica Nacional de Motores (FNM) e na planta da Fiat em Betim, onde continuou a ser montado de 1977 até sair de linha.
O carro oficial do evento é um Alfa Romeo 2300 branco 1974 original, que puxa a fila. Pelo menos 14 veículos vão percorrer todo o trajeto, que tem 53 carros inscritos. Além dos fãs brasileiros, dois italianos membros do Centro Documentazione Alfa Romeo, de Milão, e um colecionador e um colecionador suíço viajaram até o Brasil para celebrar o modelo.
“Foi um veículo que trouxe inovação ao mercado nacional, com freio a discos nas quatro rodas, ar-condicionado de fábrica com difusores traseiros, retrovisores, travas e vidros elétricos e belas maçanetas embutidas. O motor tinha duplo comando de válvulas e o câmbio era de cinco marchas. O desempenho era referência e oferecia avanços tecnológicos que os concorrentes não possuíam”, destaca Túlio Silva, presidente do Alfa Romeo Clube de Minas Gerais, que organiza a viagem em conjunto com o clube nacional da marca.
A viagem do 2300 não conta com patrocínio, apenas com o entusiasmo dos colecionadores que bancam combustível e manutenção. Existe equipe de apoio nos trechos, com oficinas de referência nas cidades de destino. Além disso, um mecânico especialista em Alfa viaja em um dos veículos. “A preparação dos carros ficou a cargo de cada proprietário; alguns fizeram uma revisão completa do motor, outros apenas trocaram o óleo. Serão 2300 quilômetros de muita diversão”, afirma Túlio.
Cronograma:
1º dia | Sábado 22/03/2014 | São Paulo - Curitiba - 405km |
2º dia | Domingo 23/03/2014 | Curitiba - São José dos Campos - 559km |
3º dia | Segunda 24/03/2014 | São José dos Campos - Petrópolis - 480Km |
4º dia | Terça 25/03/2014 | Petrópolis Xerém - Petrópolis - 56Km |
5º dia | Quarta 26/03/2014 | Petrópolis - Betim 396Km |
6º dia | Quinta 27/03/2014 | Betim |
7º dia | Sexta 27/03/2014 | Betim - São Paulo - 554km |
8º dia | Sábado 28/03/2014 | São Paulo |
Dos sete 2300 que participam da jornada, há ainda um modelo 1986 verde, uma das últimas unidades fabricadas. O veículo foi recém-comprado pelo médico suíço Axl Marx, que viajou para o Brasil para participar da caravana. Colecionador de modelos da Alfa Romeo, após concluir a viagem o sedã será levado para a Europa.
Além do modelo homenageado, outros carros da marca participam da viagem. Há um Alfa Romeo GTV 2000, de 1974, um Spider conversível 1986, um 155 de 1996, um 166 ano 200, duas 156 SW e um 147 2005, que pertence ao presidente do Clube da marca em Minas. Segundo os organizadores, alguns trechos da viagem, o número de carros no comboio chegou a 20.
Até esta segunda-feira, o grupo já percorreu cerca de 964 quilômetros sem incidentes e segue viagem de São José dos Campos (SP) para Petrópolis. “O clima de motivação é alto e os alfistas estão muito empolgados e satisfeitos com o que está acontecendo. Mantemos médias de 100 km/h, o que mostra que mesmo carros com 40 anos podem encarar longas viagens, se estiverem com a manutenção em dia”, afirma Túlio. “Durante o trajeto, outros motoristas veem a caravana, buzinam e acenam. Teve outro momento em que dois Dodge Polara com placas pretas também seguiram por algum tempo nossa viagem”, conta.
Numa programação que inclui jantares e almoços com colecionadores, houve uma pausa no museu de carros antigos de Caçapava (SP), onde está exposto o Alfa Romeo RL Coloniale 1923, modelo mais antigo da marca no Brasil. “Foi muito gratificante. Uma semana antes de chegarmos, eles preparam o veículo, que funcionou pela primeira vez em vários anos em nossa homenagem”, diz Túlio.
Alfa Brasileiro
O Alfa Romeo 2300 foi lançado em março de 1974, sendo projetado exclusivamente para o mercado brasileiro. O sedã era uma versão aprimorada de modelos produzidos desde a década de 60 pela Fábrica Nacional de Motores (FNM) em parceria da marca italiana. Em 1977 a Fiat comprou a FNM e mudou a produção de Petrópolis para Betim.
O modelo possuía motor de quatro cilindros em linha com 2.310 cilindradas, carburador de corpo duplo capaz de render até 140 cavalos de potência e 21 kgfm de torque. Em 1977 surgiu a versão 2300 ti com dois carburadores de corpo duplo, aumentando a potência para 149 cv. Nesse ano o comprimento atingiu 4,719 m com generosos 2,730m de medida entre-eixos. A produção foi encerrada em novembro de 1986.
CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA VIAGEM DO 2300!