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Você sabia que as altas temperaturas do verão podem trazer problemas ao seu carro?

Cuidados simples podem evitar que componentes do carro sejam danificados pelo superaquecimento. Veja algumas dicas para evitar problemas

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Você sabia que as altas temperaturas do verão podem trazer problemas ao seu carro?
Você sabia que as altas temperaturas do verão podem trazer problemas ao seu carro? Foto: Você sabia que as altas temperaturas do verão podem trazer problemas ao seu carro?

 

O verão chegou a topo vapor, fazendo os termômetros dispararem. E poucas pessoas sabem que o calor pode afetar a mecânica e outros sistemas do veículo. É claro que os carros vendidos no Brasil são testados sob condições severas de temperatura, mas os excessos e a falta de zelo na manutenção podem comprometer o ideal funcionamento de alguns sistemas.


ARREFECIMENTO O sistema de arrefecimento do motor precisa do ar externo para fazer o resfriamento da água que corre pelos dutos. Se a temperatura externa estiver muito elevada, a eficiência do resfriamento pode ficar comprometida. Para manter o sistema em condições ideais de funcionamento, é preciso verificar a bomba d’água, o estado das mangueiras (que não podem ter furos ou rachaduras), a válvula termostática e o radiador, que se estiver sujo ou amassado pode dificultar a passagem do ar e o resfriamento da água.

Se o motorista não cuida bem do carro, no calor ele pode ferver e até fundir o motor


ADITIVO Uma cena muito comum é ver frentista de posto completando o reservatório do sistema de arrefecimento apenas com água, muitas vezes de procedência duvidosa. Isso não é o suficiente para evitar o superaquecimento do motor e pode resultar em danos ao sistema, como ferrugem. O correto é repor o aditivo especificado pelo fabricante do carro.


Esses líquidos têm funções como evitar a corrosão do sistema, impedir a incrustação de sujeira e aumentar o ponto de ebulição da água. Eles podem ser encontrados já preparados para o uso ou em forma concentrada. Se você for fazer a mistura, o correto é usar 40% de aditivo e 60% de água. Vale lembrar que o sistema de arrefecimento deve passar por limpeza a cada dois anos ou 30 mil quilômetros, em condições normais de uso. Carros que trafegam em condições severas (muita poeira, areia e minério) exigem limpeza em períodos mais curtos.

Aditivo do radiador deve seguir as recomendações do fabricante do carro

MOTOR Quanto mais desgastado ou desregulado, maior a chance de o motor apresentar problemas de superaquecimento. Se estiver “fraquejando”, com pouca potência ou queima excessiva de óleo, podem ser indicativos de que está em situação grave. E trafegar com o carro nessas condições em trânsito pesado ou subindo serras em dias de sol a pino, aumenta as chances de pane. Por isso, é importante fazer a revisão periódica do motor, mantendo-o sempre regulado e em boas condições de funcionamento.

Aparelho mede a pressão no sistema de arrefecimento, ajudando a encontrar possíveis vazamentos


TEMPERATURA IDEAL Um detalhe importante que não pode ser esquecido é a temperatura ideal de funcionamento do motor. Para verificar, basta ficar de olho no painel, mais especificamente no marcador de temperatura do motor. E a temperatura ideal varia de carro para carro, mas, na média dos modelos oscila de 90 a 97 graus. Mas, se o ponteiro se aproximar demais da região marcada em vermelho, é melhor parar, pois o motor pode estar prestes a superaquecer.

Motorista deve ficar atento ao marcador de temperatura, que deve ficar com o ponteiro no meio


AR FRESCO Uma das consequências certas dos dias de muito calor é o uso excessivo do ar-condicionado, que consome bastante energia. Por isso, é bom verificar se a bateria e o alternador estão em bom estado. Verifique também o filtro e o gás do ar-condicionado, para que funcione de forma adequada, sem forçar o sistema e gastar energia à toa.

O ar-condicionado é mais exigido durante o verão, consumindo mais energia da bateria


PINTURA Na hora de comprar o carro, a escolha da cor é de extrema importância, pois, dependendo da opção, nos dias de calor intenso pode pintar um arrependimento profundo. É que as cores mais escuras, como o preto, absorvem mais os raios solares, irradiando para o interior da cabine, que se transforma em uma verdadeira sauna. Já os carros de cores claras refletem os raios solares. A diferença de temperatura no interior de um automóvel preto para um branco, estacionado ao sol, pode ultrapassar os 10 graus. Uma solução para evitar esse tipo de problema é procurar estacionar o carro sempre na sombra.

As cores claras refletem mais os raios solares, enquanto as escuras absorvem


POR DENTRO Geralmente, o revestimento interno do carro é feito para suportar as altas temperaturas do verão, mesmo quando está exposto ao sol. Mas nem todos os modelos têm acabamento interno com material de boa qualidade e o plástico duro pode ser danificado se ficar muito tempo exposto ao sol. Ele pode queimar e trincar, ficando com aparência esbranquiçada. O tecido que reveste os bancos também pode ser danificado se for submetido a raios solares intensos. A solução pra isso é a proteção, seja com o carro na sombra ou com coberturas nos vidros e painel.

Óculos de grau esquecidos sobre o banco e os raios solares são combinação perfeita para provocar incêndio


E antes de entrar no carro que ficou exposto ao sol por muito tempo, procure deixar o ar circular um pouco, abrindo portas e janelas para diminuir o calor do habitáculo. Lembre-se que nessa condição o volante e alavanca de câmbio ficam fervendo, dificultando o ato de dirigir, comprometendo até a segurança. Não esqueça objetos sensíveis à temperatura dentro do veículo. Evite também deixar óculos e vidros transparentes no interior do carro, sobre os bancos, pois, expostos aos raios solares, eles podem acender a fagulha que dará origem um incêndio.