Você já dirigiu em velocidades mais altas e sentiu o volante do seu carro trepidar? Ou já precisou frear e, após pisar no pedal, sentiu uma vibração na direção? Esse problema é muito comum e pode ser causado por uma série de fatores. Pensando nisso, o VRUM listou as cinco principais causas desse problema e explica como você pode resolvê-lo. Confira a seguir:
1- Falta de balanceamento
O principal fator que ocasiona as vibrações no volante é o balanceamento incorreto das roas do veículo. Já a falta de alinhamento faz a direção ficar "puxando" para os lados, de maneira involuntária. Esses dois serviços simples são fundamentais para a dirigibilidade.
A recomendação é que o alinhamento e o balanceamento sejam feitos a cada 10 mil quilômetros. Além disso, sempre que houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou veículo, rodízio de pneus, choque forte contra obstáculo na pista ou em buraco causando empenamento do aro da roda, é preciso checar esses dois itens.
2- Defeitos na suspensão
Desgastes nas peças da suspensão do veículo, causados por mau funcionamento ou falta de manutenção nos componentes, também pode fazer com que a sua direção trepide.
Na maioria das vezes, esse problema é causado por defeito nos amortecedores, já que, quando estão desgastados, deixam de absorver o impacto das imperfeições da pista. Com isso, o movimento poderá ser retransmitido ao volante e causar interferências na estabilidade do carro em determinadas situações, como ao passar em um buraco.
Outros fatores relativos a suspensão que podem gerar trepidações no volante são as folgas no entre os componentes do sistema. Além disso, é preciso estar atento às condições de peças como pivôs, barra de direção e barra estabilizadora (se houver) que, em caso de mau funcionamento ou defeito, também impactam na direção do veículo.
3- Pressão dos pneus pode causar vibração no volante
A pressão dos pneus fora dos parâmetros corretos é mais um dos possíveis motivos de tremores no volante. Quando a pressão está acima ou abaixo do recomendado, os pneus sofrem mais desgaste. Assim, a vibração do volante acontece como um reflexo da forma irregular com que os pneus entram em atrito com o asfalto. Portanto, manter os pneus com a calibragem correta é fundamental para evitar problemas de dirigibilidade.
4- Acionamento do freio
A vibração do volante pode aparecer também quando o sistema de freio é acionado. Isso pode acontecer devido a falta de alinhamento entre o disco e as pastilhas ou ao desgaste dessas peças. A falta de alinhamento faz com que as pastilhas pressionem o disco de maneira incorreta, levando a uma redução na eficiência da frenagem e causando vibrações perceptíveis no volante do veículo.
Já disco empenado ou desgastado pode ser também a grande causa da trepidação na direção. Ao frear, as pastilhas vão entrar em contato com o disco, cujas partes desgastadas vão provocar trepidações em todo o conjunto e, consequentemente, na direção. Nesse caso, na maioria das vezes, basta substituir essas peças por similares novas para que o problema acabe.
5- Problemas no motor também geram trepidação no volante
Até mesmo algumas falhas no motor podem levar a vibrações no volante. Se a trepidação ocorrer com o veículo parado, as causas podem ser muitas. O motor talvez não esteja recebendo combustível ou ar suficiente.
Outra causa comum para a vibração excessiva da direção é a vela de ignição. Por isso, é importante verificar sempre se elas estão limpas ou se os cabos estão bem conectados. Caso haja alguma falha, ela pode ser a causadora do problema na direção.
É importante ainda verificar a bomba de óleo do motor. Ela é responsável pela lubrificação de diversas peças do conjunto motriz: logo, se não estiver com a vazão correta, fará o motor falhar e trepidar ainda mais. Dessa forma, a vibração será retransmitida para dentro do carro e sentida pelo motorista.
Fique atento!
- Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia;
- Calibre corretamente os pneus;
- Dê manutenção no sistema de freio, na suspensão e no motor do veículo.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!