UAI

Volkswagen deixará de vender carros a combustão a partir de 2024

Grupo VW já está entre as maiores vendedores de carros elétricos do mundo

Publicidade
Volkswagen ID.4 teve números desastrosos no ano passado, segundo a ABVE
Volkswagen ID.4 teve números desastrosos no ano passado, segundo a ABVE Foto: Volkswagen / Divulgação

Os carros elétricos estão acelerando com vigor pelo mundo – especialmente na Europa, onde, até 2035, a ideia é que os modelos a combustão, senão totalmente banidos, sejam usados com combustíveis sintéticos mais limpos. E, pelo visto, algumas montadoras estão mesmo levando isso a sério, como é o caso da Volkswagen, que já no ano que vem só venderá EVs... na Noruega.

Na verdade, como os modelos Volkswagen vendidos na Noruega são importados, a grande responsável por essa medida é a Møller Mobility Group, a empresa que faz as importações e, no início deste mês, revelou que deixará de aceitar encomendas de automóveis de passageiros movidos a combustão em dezembro deste ano. Com isso, ao que tudo indica, os carros a combustão do grupo VW não estarão mais disponíveis no país em 2024. A não ser os que estiverem em estoque.

Noruega é um dos países mais adiantados em termos de eletrificação

A notícia da Volkswagen, apesar de ser um pouco surpreendente para nós, não é tanto assim para os noruegueses – ou qualquer um que tenha acompanhado a emergência da Noruega como líder em carros elétricos. Em 2020, por exemplo, o país já afirmava que seria capaz de eliminar gradualmente todos os modelos a combustão até 2023.

Um dos maiores contribuintes para esse cenário é o fato de o governo norueguês isentar os EVs de todos os impostos cobrados sobre os veículos movidos a gasolina e diesel. Além dos totalmente elétricos, os híbridos plug-in também fazem sucesso no país. Somando ambos, eles representaram cerca de 93% de todas as vendas de automóveis novos de passeio por lá em setembro, com os totalmente a bateria representando a grande maioria.

Em outras palavras: os noruegueses gostam e compram veículos eletrificados. Por isso, é seguro para a Volkswagen cortar a venda dos carros a combustão por lá – realidade que seria totalmente diferente por aqui no Brasil, pelos menos agora.

Carros elétricos da Volkswagen têm destaque no país norueguês

A Volkswagen vendeu 102 mil carros 100% elétricos na Noruega nos últimos 10 anos. Dentre os modelos elétricos mais vendidos da marca alemã por lá está o VW ID.4, que, com com 5.832 vendas neste ano, é o segundo EV mais vendido do país, perdendo apenas para o Tesla Model Y, que teve cerca de 20.202 unidades comercializadas em 2023.

Outros modelos elétricos populares oferecidos pela VW na Noruega incluem o ID.3, com 2.788 vendas este ano, o novo ID. Buzz Cargo, com 2.624 vendas, e o ID. Buzz Pro e ID.5, com vendas de 1.372 e 1.228 unidades, respectivamente.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas