x
UAI

Volkswagen Brasília 1974: joia brasileira foi a leilão nos EUA

Registrado no Texas, veículo não apostou na originalidade para se dar bem no leilão. Confira o projeto

Publicidade
Modelo 1974 ganhou diversas modificações ainda no Brasil
Modelo 1974 ganhou diversas modificações ainda no Brasil Foto: Modelo 1974 ganhou diversas modificações ainda no Brasil

Depois do Puma GTE, encontramos outro clássico brasileiro sendo leiloado nos Estados Unidos, um Volkswagen Brasília 1974. No entanto, o veículo em questão foi bastante modificado, passando longe da originalidade.

 

Conforme a descrição do site de leilões Bring a Trailler, o Volkswagen Brasília 1974 foi reformado e modificado ainda no Brasil. Entre as personalizações, o modelo ganhou teto solar de vinil, um escapamento muito louco em aço inox, lanternas com visual mais limpo e uma lanterna de neblina.

 

As rodas de 16 polegadas "calçam" pneus com medidas diferentes entre os eixos: 185/55 na dianteira e 205/55 na traseira. Enfim, o visual do Volkswagen Brasília 1974 ficou bacana, compensando a falta de originalidade.

 

Volkswagen Brasiíia 1974 de traseira.
Escapamento em aço inox

 

Teto solar do Volkswagen Brasiíia 1974 .
Teto solar

 

Volkswagen Brasília 1974 de lado.
Rodas de 16 polegadas "calçam" pneus com medidas diferentes entre os eixos

 

Volkswagen Brasília 1974 está no Texas

 

A placa identifica o Estado americano onde o veículo foi registrado, o Texas, vizinho do México. Isso levanta a questão se esse Volkswagen Brasília é mesmo brasileiro, já que o modelo chegou a ser fabricado na terra da tequila. Porém, de acordo com o site de leilões, a origem do veículo é mesmo o Brasil. O hodômetro marca cerca de 2.700 milhas (menos de 5 mil quilômetros), ou seja, ninguém nunca vai descobrir a "quilometragem" desse carrinho.

 

No interior, o Volkswagen Brasília 1974 ganhou volante, instrumentos e cintos de segurança dianteiros da Porsche, além de um câmbio de trocas rápidas. Os bancos com revestimento em couro vieram de um Peugeot. Com desenho esportivo, eles dão boa sustentação aos ocupantes. O som tem sistema Bluetooth.

 

Painel do Volkswagen Brasília 1974 .
Volante e instrumentos são da Porsche

 

Bancos do Volkswagen Brasília 1974 .
Bancos esportivos são de um Peugeot

 

Porta-malas do Volkswagen Brasília 1974 .
Onde está o motor?

 

A mecânica traz o bom e velho motor 1.6 boxer "aircooled", com carburadores de corpo duplo, e câmbio manual de quatro marchas. Os freios dianteiros ganharam o reforço dos discos. Já as suspensões do Volkswagen Brasília podem ter a altura ajustada. No entanto, o maior lance obtido no leilão foi de 22.250 dólares, cerca de R$ 110 mil, não atingindo a reserva mínima.

 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!