A Volkswagen finalmente terá um carro elétrico no mercado nacional: a empresa de origem alemã confirmou o lançamento do ID.4 no segundo semestre deste ano. O anúncio da chegada desse modelo marca o aniversário de 70 anos de atuação da multinacional no Brasil, comemorados justamente nesta quinta-feira (23).
mesmo com a confirmação do lançamento do ID.4, o fato é que a Volkswagen está entrando bastante atrasada no segmento de carros elétricos. Praticamente todas as concorrentes, incluindo Chevrolet, Fiat, Peugeot, Renault e Nissan já oferecem veículos desse tipo no país. Já outras, como Honda e Toyota, comercializam produtos de propulsão híbrida.
Até mesmo fabricantes que chegaram há pouco tempo ao Brasil e, portanto, têm uma estrutura de pós-venda bem menor que a da Volkswagen, já entraram nos segmentos de carros elétricos ou híbridos (ou em ambos). Esse é o caso, por exemplo, das chinesas Caoa Chery, JAC Motors, Great Wall Motors e BYD.
A multinacional anunciou ainda que o ID.4 será o primeiro de 15 lançamentos programados para o mercado brasileiro até 2025. A maioria desses carros da Volkswagen, porém, não será composta por elétricos: quase todos terão propulsão convencional, a combustão. Isso, porque os países da América do Sul estão praticamente fora do plano de investimentos da empresa: assista ao vídeo e entenda!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!
Como é o carro elétrico da Volkswagen?
Não é de hoje que o ID.4 ronda o mercado brasileiro. A Volkswagen exibiu o carro elétrico pela primeira vez no país em 2021: desde então, ele têm dado as caras em diferentes eventos de tecnologia e mobilidade. Esse modelo tem porte de SUV compacto e utiliza uma nova plataforma para veículos "verdes", batizada de MEB.
Equipamentos do ID.4
A Volkswagen ainda não revelou informações sobre equipamentos do carro elétrico, nem entrou em detalhes quanto á motorização. Porém, a fabricante antecipou que o ID.4 tem uma bateria de 150kW, que pode ter 80% da capacidade máxima recarregada em apenas 40 minutos. Nos veículos exibidos no Brasil, o motor elétrico desenvolvia 204cv de potência e 31,6kgfm de torque.
O modelo também terá ar-condicionado com três zonas de temperatura, faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, controlador adaptativo da velocidade de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e detector de fadiga, entre outros recursos. Também estão confirmados quatro modos de condução: Sport, Normal, Eco e Individual.