A Volkswagen se inspirou em antigos clássicos para moldar um conceito de táxi futurista da marca, criado para a Feira de Negócios de Hannover, que abriu hoje e vai até o dia 23 de abril. Batizado como Milano Taxi, o monovolume compacto foi pintado com o mesmo esquema de cores dos antigos táxis de Milão. Do passado também veio o estilo caixote com pequenas janelas junto ao teto, que também conta com um teto solar panorâmico, um estilo inspirado pela VW Samba Bus, uma versão top da Kombi lançada em 1951, considerada por muitos como a mais elegante da longa história do carro. Os pneus com faixa branca dão o toque final.
Mas a nostalgia fica apenas no visual. O desenho é moderno, com pistas para a nova linguagem de estilo da marca, que vai apostar em modelos sem grade frontal - recurso já utilizado pelo Passat na década de 80. O grande destaque da carroceria é a porta única para os passageiros, localizada no lado direito, que desliza para a frente. De acordo com a marca, isso condiciona os passageiros a descer pelo lado correto, da calçada.
Veja mais fotos do Volkswagen Milano Taxi!
À maneira dos táxis antigos, não há banco do passageiro dianteiro. No lugar dele foi instalado um suporte para bagagens. Ainda assim, há um porta-malas de capacidade não revelada, apenas descrita pela marca como ideal para pequenos objetos, um compartimento acessado pela tampa bipartida do porta-malas na proporção 40/60.
Afora o ambiente bem iluminado e o espaço interno farto para duas pessoas, os passageiros também contam com comodidades. Como é o caso de uma tela de LCD de oito polegadas, na qual é exibido o taxímetro (integrado a um leitor de cartões de crédito), informações sobre o caminho adotado, com pontos de interesse, além de previsíveis clima, data e hora. Também é possível ajustar o ar-condicionado neste painel.
O motorista também conta com algumas comodidades para dirigir o dia inteiro com conforto. Uma tela LCD do mesmo tamanho também dá acesso ao computador de bordo e ao GPS. Além de informar sobre o fluxo de energia e carga da bateria. O quadro de instrumentos em LCD também pode ser customizado. Com o toque de um dedo, o motorista pode arrastar informações da tela central para o quadro.
Com base na plataforma de modelos elétricos que a Volks pretende lançar comercialmente em 2013 (como outros conceitos da linha Up!), o Milano Taxi possui um motor elétrico capaz de gerar energia equivalente a 67 cv, mas com picos de 115 cv. A velocidade máxima é limitada aos 120 km/h e a autonomia, aspecto vital para um veículo de praça, é de 300 km. Para recarregar as baterias de íons de lítio a 80% de sua capacidade, o suficiente para rodar 240 km, é gasta apenas 1 hora.