A semana foi marcada por dois fatos importantes no setor automotivo. O primeiro foi o anúncio oficial da marca chinesa BYD, que vai construir na Bahia a primeira fábrica de modelos elétricos do Brasil. O segundo foi a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no mercado brasileiro, com a confirmação da chegada dos modelos elétricos ID.Buzz e ID.4, ambos em pequenos lotes. Uma diferença significativa que revela a real intenção das duas marcas em relação à eletrificação de suas linhas no país.
A chinesa BYD anunciou o investimento de R$ 3 bilhões em três unidades fabris em Camaçari, na Bahia, sendo que o complexo pode ser montado na antiga fábrica da Ford. Ali serão produzidos automóveis híbridos e elétricos, com capacidade inicial de 150 mil unidades por ano, podendo dobrar esse volume na segunda fase. Nas outras unidades da fábrica serão produzidos chassis de ônibus e caminhões elétricos, além do processamento de lítio e ferro fosfato para baterias.
Enquanto isso, a Volkswagen inicia de forma bem mais tímida a eletrificação de sua linha no mercado brasileiro. Há dois anos, a montadora vem anunciando a chegada de seus modelos elétricos da família ID no mercado brasileiro, e agora, finalmente, parece que isso vai de fato acontecer. Mas não em grandes volumes. Inicialmente, apenas como vitrine e para dizer que a marca investirá na eletrificação de sua linha na América do Sul até 2030.
O que o ID.Buzz tem da Kombi?
O modelo mais badalado no anúncio da Volkswagen na festa de 70 anos foi o ID.Buzz, um utilitário elétrico que tem a pretensão de se assemelhar à senhora Kombi, da qual não herda absolutamente nada. O modelo produzido em Hannover, na Alemanha, foi lançado na Europa em setembro do ano passado e por lá já ganhou o prêmio de “Carro Elétrico do Ano”, título concedido pela publicação inglesa Top Gear.
No Brasil, fez uma rápida aparição no Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Agora, a Volkswagen confirma a chegada do ID.Buzz no segmento de elétricos, mas em um lote de apenas 70 unidades. A montadora revela que o modelo 100% elétrico foi inspirado na primeira geração da Kombi, mas é construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.
O Volkswagen ID.Buzz é equipado com bateria de 77kWh, que fornece corrente para um motor elétrico de 204cv, que movimenta o eixo traseiro. A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170kW. Nesse carregador mais potente, a recarga da bateria sobe de 5% para 80% em apenas de 30 minutos. Com carga completa na bateria, o VW ID.Buzz tem autonomia de 425 quilômetros no ciclo WLTP.
O pacote de itens de série da Volkswagen ID.Buzz inclui sistemas como o Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento do modelo elétrico.
A Volkswagen ainda não divulgou o preço do modelo no mercado brasileiro, mas na Europa a versão de passageiros é vendida por cerca de 65 mil euros (R$ 340 mil na conversão direta). Já na configuração Cargo o preço sugerido parte de 56 mil euros (R$ 293 mil na conversão direta). Especula-se que o preço da versão de passageiro deve ser vendida no Brasil por cerca de R$ 400 mil.
Homenagem que gerou polêmicas
Na apresentação da ID.Buzz, a Volkswagen mostrou a campanha publicitária do modelo que será veiculada em canais de TV e internet. No filme, a cantora Maria Rita, ao volante do modelo elétrico da VW, faz um dueto com a mãe, Elis Regina, que dirige uma Kombi antiga, interpretando a música “Como nossos pais”, de Belchior. A produção foi possível graças a recursos da Inteligência Artificial, que reproduziu o rosto e movimentos da “Pimentinha”.
O vídeo dividiu opiniões e causou muita polêmica, atingindo o objetivo pretendido pela Volkswagen, alcançando milhares de visualizações. Muitas pessoas se emocionaram como Maria Rita, que agradeceu por ter tido a possibilidade de cantar com a mãe pela primeira vez depois de muitos anos. Elis Regina morreu quando ela tinha quatro anos. Mas houve também quem criticasse, alegando que certamente a “Pimentinha” não gostaria de ver sua imagem vinculada a uma empresa que apoiou a ditadura militar nos anos 1960.
O SUV ID.4 chega na modalidade de carro por assinatura
Outro modelo que acaba de chegar ao mercado brasileiro é o SUV elétrico ID.4, que estará disponível na rede de concessionárias da marca exclusivamente pelo programa de assinatura, o VW Sign&Drive. O serviço de carro por assinatura da Volkswagen disponibiliza contrato de 24 meses, com preço mensal de R$ 9.990, incluindo manutenção, seguro, documentação, logística de entrega, assistência 24 horas, gestão de multas e serviço de rastreador.
A contratação do ID.4 por assinatura já pode ser realizada por meio do site do VWSign&Drive de forma on-line ou nas concessionárias que aderiram ao projeto da marca. Como opcionais, o cliente que alugar o ID.4 poderá incluir um carregador Wallbox de 7,4kW e a blindagem do veículo.
O Volkswagen ID.4 chega em versão única, a Pro, que traz conjunto elétrico de 150 kW montado no eixo traseiro, que gera 204cv e 31,6kgfm de torque, com tração apenas nas rodas traseiras. A bateria de 77kW oferece sistema de recarga rápida e é capaz de completar até 80% da carga em aproximadamente 40 minutos, se for usado carregador DC (150kW).
Com visual moderno, o ID.4 traz faróis e lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar da Volkswagen. As rodas de alumínio são de 21 polegadas e o modelo traz ainda Controle Adaptativo de Suspensão (DCC), que permite que o carro se adapte de acordo com modo de condução e terreno. As cores disponíveis são azul Dusk e cinza Moonstone, ambas com teto preto.
O interior do Volkswagen ID.4 traz bancos com ajustes elétricos, acabamento em couro e tecido, funções de memória, aquecimento e massagem. O volante é multifuncional e o ID.Cockpit traz painel de instrumentos digital com tela de 5,3 polegadas. A central multimídia Ready 2 Discover Max tem tela de 10 polegadas com conexão sem fio para Apple Carplay e Android Auto. O modelo traz ainda quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, ar-condicionado AirCare Climatronic Touch de três zonas e o ID.Light, fita de LED que percorre todo o painel.
No quesito segurança o Volkswagen ID.4 traz sete airbags, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com função Stop&Go, Turn Assist (assistente de conversão transversal) e o Travel Assist, que acompanha o ACC e mantém o veículo na faixa de forma ativa (Side Assist). No pacote de auxílio à condução o ID.4 traz Park Assist Plus e o Memory Park Assist Plus, que permite armazenar até cinco trajetos do dia a dia. Depois de “treinado”, o carro consegue fazer o trajeto e estacionar no destino de sozinho, utilizando para isso as funções semiautônomas.
O porta-malas de 543 litros tem abertura e fechamento elétricos da tampa. O modelo conta ainda com câmera de 360 graus com imagens vistas pela central multimídia. A iluminação interna em LED traz 30 opções de cores e o teto panorâmico de vidro é de série.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas