A hora do adeus chegou: após uma trajetória de 42 anos, dos quais 26 na posição de líder de mercado, o Volkswagen Gol vai sair de linha. O fabricante já até lançou a série especial Last Edition para marcar a despedida. O caso é que, antes de "morrer", o modelo presenciou o "enterro" de vários concorrentes, o que é até muito natural para um carro que permaneceu em produção por mais de quatro décadas.
Concorrentes que o Volkswagen Gol 'enterrou' antes de 'morrer'
As baixas são tantas que renderam até um listão: o VRUM enumerou 10 hatches compactos que concorreram diretamente com o Volkswagen Gol no mercado brasileiro, entre os anos de 1980 e 2022, mas que acabaram saindo de linha antes dele. Confira!
1- Fiat Palio
O Fiat Palio foi um concorrente fervoroso. Em 1996, quando ocorreu o lançamento do hatch da marca italiana, o rival já tinha 16 anos de mercado e era campeão absoluto de vendas. Porém, o novato logo assumiu a segunda posição no mercado e passou a perseguir o líder. Por sua vez, Volkswagen respondeu com o Gol G3, em 1999, que, na verdade, era apenas uma reestilização.
Ao longo da trajetória, o hatch da Fiat passou por várias atualizações, mas uma nova geração propriamente dita só estreou em 2011. O antigo modelo permaneceu em produção na versão de entrada Fire. Em 2014, o Palio finalmente conseguiu ultrapassar o Gol em vendas, porém permaneceu na liderança do mercado somente durante aquele ano.
Ocorreu que, na década passada, o segmento de hatches compactos ficou mais competitivo devido à chegada de dois novos concorrentes de peso: o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix. Com o tempo, ambos ultrapassaram não só o Palio, mas também o Volkswagen Gol em vendas. Em 2018, a Fiat encerrou a produção do modelo, que passou o bastão para o Argo.
Assista ao vídeo e veja a avaliação do Fiat Palio Way 1.0:
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2- Fiat Uno: o rival mais longevo do Volkswagen Gol
Quando o assunto é longevidade, o Fiat Uno foi o concorrente que mais se aproximou do Volkswagen Gol. Afinal, permaneceu em produção durante 37 anos, entre 1984 e 2021: só um pouquinho menos que o rival, que entra para a história com 42 anos de mercado, de 1980 a 2022.
O maior trunfo do Uno sobre o Volkswagen Gol quadrado (aquele da primeira geração) era o interior com maior aproveitamento de espaço e melhor ergonomia. Porém, o grande golpe que o modelo aplicou ao rival data de 1990, quando a versão Mille, a primeira do Brasil equipada com motor 1.0, chegou ao mercado.
Os consumidores gostaram tanto do Mille que o Uno acabou sobrevivendo ao lançamento do Palio. A Fiat lançou uma nova geração em 2010, que conviveu com a antiga até 2013. Em 2021, o modelo enfim saiu de linha com a série especial Ciao, honraria semelhante à do Volkswagen Gol Last Edition.
3- Fiat 147: o primeiro rival que o Volkswagen Gol 'enterrou'
Um dos alvos do Volkswagen Gol na época do lançamento era justamente o 147, que estava no mercado desde 1976. O primeiro carro nacional da Fiat foi pioneiro no posicionamento transversal do motor, coisa que o concorrente, apesar de ter chegado depois, só adotaria em 2008. Mesmo com essa característica mais atual, porém, o modelo acabou superado em vendas pelo rival.
Até sair de linha, o Fiat 147 foi passando por algumas reestilizações no design e no interior. Houve até uma versão mais luxuosa, vendida como modelo independente: o Spazio. O compacto ainda permaneceu no mercado até 1986, como opção mais em conta em relação ao Uno.
4- Chevrolet Chevette Hatch
Eis aqui dois concorrentes que nasceram quase juntos. É que, embora a linha Chevette tenha sido lançada no Brasil em 1973, a configuração Hatch só veio no fim de 1979. Por sua vez, o Volkswagen Gol chegou cerca de seis meses depois, no primeiro semestre de 1980.
Nos primeiros anos, o Hatch da Chevrolet encarou o "Gol quadrado" em pé de igualdade. Em 1983, inclusive, o Chevette (incluindo também a configuração sedan) foi o carro mais vendido do Brasil. Entretanto, a partir de meados da década de 80, o jogo começou a virar: em 1987, já equipado com os famosos motores AP, o Gol passou a ocupar a liderança do mercado.
Com projeto mais antigo, o Chevette Hatch começou a sofrer forte declínio de vendas, e a Chevrolet deixou de produzi-lo justamente no fim de 1987. Mas a carroceria de três volumes ainda sobreviveu por mais algum tempo e só saiu de linha em 1993.
5- Chevrolet Corsa
Quando o Chevrolet Corsa chegou ao mercado, em 1994, o Volkswagen Gol tomou um grande susto. O então novo concorrente era o mais moderno do segmento e trazia injeção eletrônica em todas as versões. O demanda pelo modelo foi tão alta que gerou filas de espera nas concessionárias: unidades para pronta-entrega eram comercializadas com ágio. Mas o contra-ataque não tardaria.
Já em 1995, a Volkswagen lançou a segunda geração do hatch, que ficou conhecida como Gol G2. Embora mantivesse a arquitetura com motor longitudinal e várias características técnicas da safra anterior, o modelo ganhou uma carroceria mais espaçosa e arredondada, de estilo atual. E essa reformulação acabou assegurando a liderança nas vendas.
Em 2002, a Chevrolet lançou a segunda geração do Corsa, que acabou ficando mais sofisticada. Por isso, passou a atuar em uma subcategoria mais elevada que a do Volkswagen Gol. O modelo saiu de linha exatamente uma década depois, em 2012. Curiosamente, o sedan da primeira safra, que havia permanecido no mercado rebatizado de Classic, ainda sobreviveu até 2016.
6- Chevrolet Celta
Do ponto de vista de projeto, o Celta era um Corsa de primeira geração com acabamento simplificado. Ambos compartilhavam plataforma, mecânica e vários componentes estruturais: até o para-brisa era o mesmo. O compacto da Chevrolet veio ao mundo no ano 2000, para competir com as versões de entrada do Volkswagen Gol.
Embora não tenha conseguido superar o Volkswagen Gol em vendas, o concorrente foi muito bem-sucedido no mercado. O Chevrolet Celta nunca ganhou uma segunda geração propriamente dita, somente uma reestilização, em 2005. A produção chegou ao fim em 2015.
7- Ford Ka
Na primeira geração, lançada em 1997, o Ford Ka era um concorrente indireto do Gol G2. Isso, porque a novidade tinha porte mais compacto e desenho alegre, enquanto o hatch da Volkswagen mantinha proposta e aparência mais tradicionais. Mas eis que uma grande reformulação, adotada em 2007, fez o modelo crescer e assumir uma aparência mais tradicional, aproximando-o do rival.
Todavia, o Ford Ka partiu mesmo para cima do Volkswagen Gol em 2014, com o lançamento da última geração. Totalmente reformulado, o hatch recebeu, pela primeira vez, uma carroceria de quatro portas: do ponto de vista comercial, foi a fase em que ele mais ameaçou o Volkswagen Gol.
A história do Ka acabou tendo um final triste: em janeiro de 2021, o modelo saiu de linha subitamente, em decorrência do fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Junto com ele, o EcoSport também deixou de ser produzido. Desde então, a multinacional passou a atuar como importadora e abandonou o segmento de compactos.
Já testamos a última geração do Ford Ka: assista ao vídeo!
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8- Ford Fiesta: o rival do Gol que veio do litígio com a Volkswagen
Com o fim da AutoLatina, em 1996, a Ford se desassociou da Volkswagen e declarou guerra ao Gol. A arma da empresa era o Fiesta, que já havia entrado no mercado brasileiro em 1995, importado da Espanha, mas que já no ano seguinte ganhava produção nacional e opção de motor 1.0.
Em 2002, o Fiesta nacional chegou à segunda geração: coube a ela inaugurar a fábrica de Camaçari (BA), justamente uma das que a Ford fechou em 2021, junto com a de Taubaté (SP). Essa linhagem foi a que obteve os melhores números de vendas e, consequentemente, a que mais ameaçou o Volkswagen Gol, que, por sua vez, atravessava as fases G3 e G4.
Ainda houve uma geração final do Fiesta, que desembarcou no país em 2011, importado do México, e ganhou nacionalidade brasileira em 2013. Porém, esse modelo era mais sofisticado e acabou se afastando da faixa de preço do Volkswagen Gol. O fim da linha data de 2019, quando a Ford encerrou as atividades na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
9- Peugeot 206/207
O projeto moderno, com direito a um design simpático e bem-resolvido, era o principal apelo do Peugeot 206. Após um breve período de atuação como importado, o hatch compacto inaugurou a fábrica de Porto Real (RJ), em 2001, e passou a enfrentar mais abertamente o Volkswagen Gol. Ele não chegou a ser líder de emplacamentos, mas vendeu bem nos primeiros anos de mercado.
Entretanto, a história foi diferente com o produto sucessor. É que, em vez de nacionalizar o 207 europeu, a Peugeot apenas reestilizou o 206 e o rebatizou com o nome do modelo mais novo. Lançado em 2008, quase simultaneamente ao Gol G5, que exibia projeto totalmente reformulado, o hatch foi mero coadjuvante no mercado até sair de linha, em 2014, dando lugar ao 208.
10- Renault Clio
Logo após inaugurar a fábrica de São José dos Pinhais (PR) com o monovolume Scénic, lançado em março de 1999, a Renault também tratou de entrar firme na luta com o Gol G3: em novembro daquele mesmo ano, o Clio, que até então chegava ao Brasil importado da Argentina, ganhava uma nova geração, com cidadania brasileira.
Inicialmente, o hatch compacto tinha como diferencial a oferta de airbags frontais de série em todas as versões. Mas, apesar do bom pacote de equipamentos de segurança e do projeto moderno, o Clio não fez sucesso e nunca chegou a ameaçar a liderança do Volkswagen Gol. Em 2007, a Renault retransferiu a linha de produção para a Argentina, onde o modelo continuou sendo fabricado até 2016.
Confira, em vídeo, a avaliação da última safra do Renault Clio: