Com a apresentação do conceito Volkswagen ID.2all, o fabricante alemão antecipa o que pode ser a sua linha de veículos elétricos no Brasil. Pelo porte e o design, o modelo está sendo chamado de Golf elétrico. Ainda nessa linha, aguarda-se a apresentação do ID.1, que seria um veículo do porte do Polo, de um total de 10 elétricos da marca que serão apresentados até 2026.
O Volkswagen ID.2all deve chegar ao mercado dentro de dois anos. Sua faixa de preço já foi anunciada, em torno de 25 mil euros (cerca de R$ 140 mil, no câmbio do dia). A especulação é que o ID.1 deva ficar na casa dos 20 mil euros (equivalente a R$ 112 mil), mas isso é assunto para uma próxima matéria.
O preço acessível vai depender de volume de produção, o que pode ser resolvido dividindo o projeto com outras marcas do Grupo Volkswagen. Além de ser interessante para o mercado brasileiro, elétricos com preços acessíveis são fundamentais para concorrer com os elétricos chineses.
Visual do Volkswagen ID.2 tem o DNA da marca
Ao que tudo indica, a primeira proposta dessa linhas de elétricos populares, o Volkswagen ID.Life (que nós chamamos de um revival do Fiat 147), foi descartada. O Volkswagen ID.2all apresentado hoje tem mais a ver com a personalidade do design que a marca espera oferecer aos clientes, tanto que logo foi chamado de Golf elétrico.
No interior do Volkswagen ID.2all, destaque para a tela de 12,9 polegadas do sistema multimídia, junto ao quadro de instrumentos digital de 10,9 polegadas. Já o porta-malas tem 440 litros de volume, fantástico para um compacto.
Compacto elétrico terá 226cv de potência
Quando chegar ao mercado, o conceito apresentado hoje deverá se chamar apenas ID.2. O veículo é construído sobre a plataforma MEB (a mesma dos demais elétricos da marca, como o ID.3), porém com tração dianteira. O motor elétrico tem 226cv de potência, acelerando até os 100km/h em menos de 7 segundos.
A capacidade da bateria do Volkswagen ID.2 ainda não foi divulgada, porém a marca divulga que a autonomia do modelo será de 450 quilômetros. Em eletropostos de carregamento rápido (com corrente direta), a recarga de 10% a 80% pode ser feita em 20 minutos. O fabricante não divulgou números de recarga na rede doméstica ou wallbox.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!