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Volkswagen interrompe produção do ID.3 por falta de demanda

Com melhor relação custo-benefício, carros elétricos chineses reduziram as vendas do modelo. Contexto econômico europeu também contribuiu

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Volkswagen ID.3 deixará de ser produzido por falta de demanda
Volkswagen ID.3 deixará de ser produzido por falta de demanda Foto: Volkswagen ID.3 deixará de ser produzido por falta de demanda

A Volkswagen anunciou a interrupção da fabricação do elétrico ID.3 nas plantas de Dresden e Zwickau, na Alemanha. De acordo com o Automotive News Europe, em um primeiro momento, a paralisação será na primeira quinzena de outubro. Mas, como o contrato temporário de 269 funcionários de Zwickau não será prorrogado, pode ser que essa situação não se normalize tão cedo.

A motivação dessa paralisação na produção é a baixa demanda pelo ID.3, já que outros modelos elétricos como o ID4, ID5, Audi Q4 e-tron e Audi Q4 Sportback e-tron continuarão sendo produzidos. O Cupra Born, primo do ID.3, que também utiliza a plataforma de elétricos MEB, da Volkswagen, também teve a produção suspensa.

Elétricos chineses derrubaram Volkswagen ID.3

A causa principal da baixa demanda do Volkswagen ID.3 é a falta de competitividade frente aos elétricos oriundos da China nesse segmento de compactos. A reportagem destaca o MG4 EV como um modelo chinês que tem preocupado a marca alemã, bem como os veículos da Tesla.

MG4 EV laranja de frente.
MG4 EV

De qualquer forma, a Volkswagen terá que reinventar o ID.3 para que consiga fazer frente aos carros elétricos de entrada vindos da China, que têm preço mais atraente e não deixam a desejar.

Contexto econômico desencoraja aquisição de elétricos

O Automotive News Europe explica que, nos últimos meses, a demanda por carros elétricos na Europa foi abalada por diversos motivos, como o aumento do custo da energia, do próprio custo de vida e até do financiamento. A preocupação dos consumidores quanto à infraestrutura de carregamento e a autonomia das baterias, quem diria, também assola o motorista europeu.

A redução dos subsídios aos carros elétricos pela Alemanha também é um fator que vai jogar para baixo sua demanda, e não só para a Volkswagen. Analistas do setor esperam que as vendas de veículos elétricos desacelerem durante o resto do ano e encontrem uma estabilidade em 2024. No entanto, a expectativa é que esse mercado volte a crescer em 2025.