O Volkswagen Jetta GLI estreou nos Estados Unidos em 1984. Com uma carroceria sedan e a performance do GTI, o modelo chega aos 40 anos de história na terra do Tio Sam. Pensando nisso, a montadora alemã desenvolveu uma série especial, o GLI 40th Anniversary Edition (GLI edição de 40 anos, em tradução livre) com apenas 1.984 exemplares.
O modelo será exclusivo para o mercado norte-americano e poderá custar a partir de US$ 29.235, o equivalente a R$ 138 mil na conversão direta. Além dos detalhes em vermelho e emblemas com número "40" espalhados pelo carro, o Jetta GLI ganhou uma nova característica: o carro agora traz sua própria impressão digital.
Se carro não tem dedos, como é a tal "impressão digital" do Jetta GLI?
Assim como a impressão digital, que é única e identifica o indivíduo, a edição especial do Volkswagen Jetta GLI também traz exclusividade. Além de detalhes comemorativos que fazem menção aos 40 anos do modelo, o Jetta traz um design de bancos que é único em cada uma das unidades.
Isso mesmo que você leu. Cada uma das 1.984 unidades conta com assentos revestidos com tecido molecular, com relevo específico que muda de "estampa" em cada uma delas. Com isso, o modelo que terá um padrão diferente em cada unidade produzida, que será uma "impressão digital" do Jetta GLI 40th Anniversary Edition.
Diferente do VW Jetta GLI de 1984, que usava um motor 1.8 de quatro cilindros e produzia 90cv, a nova edição é equipada com motor 2.0 de quatro cilindros, turbo, com 231cv e 35,7kgfm de torque. De série, o modelo traz câmbio manual de seis marchas e bloqueio eletrônico do diferencial, e conta com opcional de uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!