Se é pra ser o querido dos apaixonados por esportivos, a Volkswagen acertou. Em comemoração aos 40 anos do Golf GTI, a montadora alemã lançou uma edição especial, a Clubsport. O modelo é o mais potente já fabricado do hatch e desenvolve até 290 cavalos (45 cv a mais que o modelo vendido no Brasil). A apresentação oficial está programada para o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, que começa nas próximas semanas e terá cobertura do Vrum.
A série especial vem com motor 2.0 TSI turbo e injeção direta, que na verdade produz 265 cavalos, mas com a função boost acionada, o motorista consegue um “prazer extra”, atinge os 290 cv.
O câmbio é manual de seis marchas, para deixar qualquer condutor com água na boca na hora das trocas. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada com apenas seis segundos. Na transmissão DSG de dupla embreagem, o tempo baixa para 5,9 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
Claro que a potência extra é a cereja do bolo, mas o visual dessa edição especial também foi retocado e o modelo ganhou para-choques, difusores e spoilers novos. Destaque para a faixa negra inferior nas laterais.
Na traseira, as saídas duplas saídas de escape reforçam o design esportivo junto as rodas aro 19. Lanternas negras completam o capricho da edição comemorativa.
No interior, bancos em formato de concha com costuras em vermelho são bem acabados. Pelo painel, console e portas, mais detalhes da versão Clubsport. Vem ppara o Brasil? Difícil acreditar, mas não custa sonhar.