UAI

Volkswagen não adotará carros a hidrogênio tão cedo

Pelo menos, é isso o que afirma o CEO da marca, o qual não considera o hidrogênio uma alternativa viável para os veículos de passeio

Publicidade
A VW já tem modelos elétricos em seu catálogo, mas nenhum deles funciona a base de energia oriunda do hidrogênio
A VW já tem modelos elétricos em seu catálogo, mas nenhum deles funciona a base de energia oriunda do hidrogênio Foto: A VW já tem modelos elétricos em seu catálogo, mas nenhum deles funciona a base de energia oriunda do hidrogênio

Na atual onda de eletrificação, muitas montadoras, como a BMW, Toyota e Hyundai, enxergam o hidrogênio como uma alternativa promissora para a recarga das baterias dos carros elétricos. A Volkswagen, no entanto, parece ter uma ideia contrária a respeito disso.

Em entrevista recente à revista espanhola Autobild.es, o CEO da Volkswagen, quando questionado sobre sua opinião acerca dos carros a hidrogênio, deixou claro não ser um fã deles. Segundo ele, os tanques de hidrogênio ocupam muito espaço nos veículos convencionais de passeio.

“O hidrogênio não é para nós. Não. O hidrogênio é física pura e é caro. Não é competitivo, principalmente para carros de passeio, cujos tanques ocupam espaço na cabine. Talvez para veículos comerciais, mas não no carro de passeio. Então, não vejo isso acontecendo nesta década. Não na Volkswagen.”

Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen

Há cerca de três anos, o chefe técnico da Volkswagen, Matthias Rabe, também se mostrou contra a ideia dos carros a hidrogênio. Ele afirmou que essa tecnologia de célula de combustível não é uma opção para a Volkswagen por enquanto.

A Volkswagen nem sempre se opôs ao hidrogênio

Apesar das manifestações contra os carros a hidrogênio por parte dos executivos da Volkswagen, a verdade é que a montadora nem sempre rejeitou essa fonte de energia nos EVs. Afinal, ela já revelou, no passado, dois veículos conceito a hidrogênio.

Em 2014, a Volkswagen revelou os protótipos Passat HyMotion e Golf Estate HyMotion e planejou colocá-los em produção. Os dois veículos apresentavam um motor elétrico de 134cv, uma bateria de íon-lítio e tanques de fibra de carbono especialmente desenvolvidos, montados sob o assoalho do carro, que armazenavam o hidrogênio.

Bom, se os carros conceito trazem uma prévia do que a montadora pretende incorporar no futuro, em sua linha de produção, no caso do hidrogênio, a Volkswagen, muito provavelmente, mudou de ideia ao longo de todos esses anos.

A marca Audi, por exemplo, pertencente ao Grupo Volkswagen, também há muito tempo defende carros movidos a hidrogênio. A empresa desenvolveu uma série de protótipos de células de combustível, mas em 2021 concluiu que o hidrogênio não tinha futuro.

Você conhece o canal do VRUM no Youtube? Clique aqui para conferir vídeos de teste, dicas do Boris e muito mais...

https://www.youtube.com/watch?v=Ee2nnRb2dbw