Na Europa, a lei já impõe o fim da venda dos carros a combustão até 2035. As montadoras, por sua vez, já estão se movimentando para seguir essa determinação. Desta vez, quem repercutiu foi a Volkswagen, que redefiniu suas estratégias de eletrificação. As novas decisões acabaram sobrando para o Polo, Nivus e T-Cross, os quais devem sair de linha nos próximos anos.
O plano inicial era a oferta uma linha de veículos tradicionais, a combustão, paralela ao catálogo de EVs até o limite máximo permitido pela legislação europeia. No entanto, com as redefinições estratégicas, a ideia foi abolida.
Isso porque ela não seria vantajosa financeiramente para a empresa. Um enorme desembolso de recursos seria necessário para preservar os modelos, com suas gerações crescendo, em concordância com a futura rígida norma do Euro 7, a qual definirá as emissões permitidas dos carros a combustão até 2035.
Até quando o Polo, Nivus e T-Cross continuarão em oferta na Europa?
Segundo o site espanhol Motor.es, as três principais vítimas do novo plano de eletrificação da Volkswagen serão o Polo, o Taigo (correspondente europeu do Nivus brasileiro) e o T-Cross.
Tais modelos deverão seguir sendo comercializados na Europa apenas até o fim de ciclo de vida atual e, após isso, não receberão novas gerações.
Sendo assim, o Polo se manterá em oferta até 2024; o T-Cross, até 2025; e o Taigo (ou Nivus), até 2027. Depois, eles provavelmente serão substituídos pelo EV de entrada da marca – com exceção do Polo, o qual, por representar um nome forte e consagrado para a marca, deverá dar lugar a um "elétrico próprio", chamado ID.Polo ou algo nesse sentido.
Quanto aos outros modelos, o que se sabe é que o Passat já foi o primeiro a ser sacrificado pela eletrificação: o sedan saiu de linha depois de mais de 40 anos e será sucedido pelo elétrico ID.7.
O Golf, por sua vez, foi o sortudo da história. O modelo será continuado e convertido em elétrico.
Como será a estratégia da Volkswagen no Brasil?
Nos demais mercados, incluindo o Brasil, o Volkswagen Polo, Nivus e T-Cross não deverão sair de linha tão cedo. Afinal, ainda não há, aqui, determinação legal acerca do fim dos veículos a combustão.
Portanto, a estratégia de eletrificação da VW adotada para o nosso país será outra.
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