Apresentado há cerca de uma mês, finalmente chega o momento do Nivus fazer sua estreia mundial no Brasil, onde foi desenvolvido pela Volkswagen da América Latina. Como muitas coisas já haviam sido reveladas antes do lançamento do modelo, o mistério era quanto ao seu preço, que varia entre R$ 85.890 e R$ 98.290.
A partir das críticas a respeito do segmento em que o modelo se encaixa, a Volkswagen trocou o discurso de que o modelo seria um “SUV cupê”, sustentando agora que o Nivus criou um novo segmento entre os hatches premium e os SUVs de entrada. Mas, se isso é verdade, não seria o Honda WR-V o inovador?
Para além do olhar de coruja dos pais da criança, na real, o Nivus está mais para uma versão aventureira do hatch compacto Polo, o mesmo artifício usado pela Honda com o WR-V em relação ao Fit. Assim, as carrocerias do Nivus e do Polo compartilham as portas, o teto e muitas coisas do acabamento interno. O porte encorpado foi obtido a partir da colocação de hastes que ligam as caixas de roda aos para-lamas. Na frente, bastou instalar o painel dianteiro exclusivo, que é mais alto.
E isso nós falamos sem querer desmerecer o Nivus, que ficou um hatch aventureiro cheio de personalidade. Outra vantagem de ser um Polo é herdar os bons predicados da plataforma MQB, com boas avaliações de segurança e tecnologia, além do conjunto mecânico. Pelo menos por enquanto, o Nivus terá apenas a opção do motor 1.0 turbo flex, que desenvolve potências de 116cv (gasolina) e 128cv (etanol) e torque de 20,4kgfm para ambos os combustíveis. O câmbio é automático de seis marchas.
Com este conjunto, o Nivus acelera até os 100km/h em 10 segundos e atinge máxima de 189km/h, valores quando o veículo está abastecido com etanol. O consumo de combustível na cidade é de 10,7km/l (gasolina) e 7,7km/l (etanol), enquanto em rodovias os números são de 13,2km/l (g) e 9,4km/l (e). A suspensão do Nivus ficou 2,7cm mais alta que a do Polo. A direção tem assistência elétrica.
Seu porte é interessante, já que o comprimento de 4,26m é superior ao do T-Cross (4,20m), porém, sua altura de 1,49m é bastante inferior a do SUV, que tem 1,71m. Portanto, enquanto um tem pegada mais esportiva, o outro tem um caráter de fora de estrada. Já a distância entre-eixos é de Polo mesmo, 1,56m. Se o espaço interno é como o do compacto Polo, o porta-malas é bem maior: 415 litros.
CONECTIVIDADE O Nivus estreia a nova central multimídia VW Play, que traz tela de 10 polegadas. Apesar de novo, o sistema traz duas desvantagens. A primeira é não ter conectividade nativa, que é mais robusta que apenas ancorar todas as funções no seu 4G. A segunda é não trazer navegação GPS. Com 10Gb de memória interna, é possível armazenar mídias e aplicativos. O espelhamento do smartphone pode ser feito sem fio pelo Aplle CarPlay e via USB com o Android Auto.
CONTEÚDO São apenas duas versões disponíveis. A Comfortline (R$ 85.890) traz de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina), auxílio de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e de tração, faróis e lanternas em LED, luz de rodagem diurna, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas, retrovisores eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas e rodas de 16 polegadas.
Já a versão de topo, a Highline (R$ 98.290), acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, Front Assist, frenagem pós-colisão, ar-condicionado digital, faróis de neblina em LED com função Cornering Light, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema multimídia VW Play, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, chave presencial e volante multifuncional revestido em couro e com shift-paddles para troca de marchas.
O Nivus chega às concessionárias de todo o Brasil no início de agosto. O modelo é produzido na planta de Anchieta, em São Paulo, e também será vendido na Argentina e em outros mercados sul-americanos, assim como na região do Caribe e México.