O desempenho de segurança do Volkswagen Polo 2023 nos testes de colisão do Latin NCAP foi decepcionante. O modelo obteve classificação de três estrelas, das cinco possíveis para alcançar a nota máxima, mas o resultado não é tão ruim quanto parece.
Para quem acompanha a evolução dos resultados desses testes, analisar os gráficos de proteção aos ocupantes como os do Volkswagen Polo 2023 revela o quanto a segurança está evoluindo em alguns modelos. Note que a grande maioria da proteção foi classificada como boa e as demais foram adequadas.
Então, por quê o Volkswagen Polo 2023 teve nota 3?
A estrutura do novo Polo ainda se mostrou estável nos ensaios de colisão frontal e traseira. Então, mesmo sem obter proteção marginal, fraca ou pobre, por quê o modelo obteve uma nota 3?
De acordo com Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, o modelo ainda pode evoluir a partir da adoção de airbags de cortina, que também protege os passageiros do banco de trás, além da incorporação de sistemas avançados de assistência ao motorista.
Embora o desempenho de três estrelas do novo Polo 2023 signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP
O modelo usado nos testes de colisão é equipado com airbags frontais e laterais (para tórax e cabeça), cintos de segurança com pré-tensionadores e limitador de carga, Isofix e controle de estabilidade.
Também é preciso esclarecer que, com o passar dos anos, o Latin NCAP torna os protocolos mais exigentes. O objetivo é estimular a adoção de mais equipamentos de segurança. A opinião de Furas a respeito do Volkswagen Polo 2023 é compartilhada por Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP:
Quanto ao Volkswagen novo Polo, embora tenha obtido uma classificação de três estrelas, sendo um carro com alta penetração em nossos países, ele tem áreas de oportunidade para melhorar seu desempenho de segurança, particularmente em termos de airbags e tecnologias de assistência à condução, tais como frenagem autônoma de emergência.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP
Assista o teste de impacto do Volkswagen Polo 2023 no Latin NCAP
Resultados Latin NCAP - Volkswagen Polo 2023
Impacto frontal
A proteção oferecida pelo Volkswagen Polo 2023 à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro foi boa. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa. A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.
Impacto lateral
A cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Impacto lateral de poste
A cabeça e pelve receberam boa proteção, enquanto o abdômen e o tórax receberam proteção adequada.
Efeito chicote
O Volkswagen Polo 2023 mostrou boa proteção para o pescoço.