O desejo que a Volkswagen tem de entrar no segmento das caminhonetes intermediárias, posicionadas entre as compactas e as médias, não é nem um pouco atual. Quem não se lembra da picape conceito Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de 2018?
O modelo seria uma resposta já tardia ao lançamento da Renault Oroch e da Fiat Toro, ali pelo fim de 2015 e início de 2016, mas até hoje a Volkswagen não conseguiu ter a sua caminhonete de porte intermediário. A Chevrolet passou na frente, com a Montana, e até a RAM entrou na onda com a sua Rampage.
Porém, de acordo com o Mobiauto, a Volkswagen voltou a se mexer para finalmente ter em sua gama uma caminhonete para posicionar entre as jurássicas Saveiro (compacta) e Amarok (média). De acordo com a publicação, a picape tem o apelido interno de VW A0, em alusão à construção sobre a plataforma MQB A0, a mesma usada em modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Nova caminhonete da Volkswagen deve estrear só em 2025
Portanto a nova caminhonete intermediária da Volkswagen será monobloco, comum no segmento. O visual pode ser inspirado no conceito Tarok. Claro, a carroceria será de cabine dupla e quatro portas. O comprimento do veículo deve ficar na cada dos 4,70 metros, com 2,80m de entre-eixos.
O Mobiauto arrisca que a nova caminhonete intermediária da Volkswagen terá três motorizações:
- 1.0 turbo 170 TSI, com até 116cv de potência e 16,8kgfm de torque (com câmbio manual);
- 1.0 turbo 200TSI, com até 128cv e 20,4kgfm (com câmbio automático);
- 1.4 turbo 250 TSI, com até 150cv e 25,5kgfm, auxiliado por um sistema híbrido leve de 48V (com câmbio manual).
O nome oficial do projeto liderado pela engenharia brasileira é VW 247. A expectativa é que o veículo chegue ao mercado entre 2025 e 2026, ou seja, 10 anos depois das precursoras, e que sua fabricação seja feita em São José dos Pinhais (PR), a mesma unidade da Volkswagen que produz o SUV T-Cross.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!