UAI

VW inicia testes do primeiro caminhão autônomo da marca

Constellation 31.280 8x4 será testado no interior de São Paulo. O Brasil sedia o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de caminhões e ônibus da VW

Publicidade
A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início à sua jornada na era dos veículos com direção autônoma
A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início à sua jornada na era dos veículos com direção autônoma Foto: A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início à sua jornada na era dos veículos com direção autônoma

O transporte do futuro será cada vez mais elétrico, conectado e autônomo. Pensando nisso, as montadoras atualizam dia após dia suas tecnologias e produtos a fim de acompanhar a evolução dos meios de transporte. Com a Volkswagen não foi diferente: a fabricante acaba de iniciar no Brasil os testes com o primeiro veículo da história da marca capaz de trafegar sem a necessidade de interferência direta do condutor.

O caminhão pioneiro se chama Constellation 31.280 8x4 e vai atuar junto às colhedoras no campo em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, com foco em assegurar maior produtividade e eficiência à operação.

A tecnologia que está sendo desenvolvida pela Volkswagen permite que o veículo, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação.

Para isso, o veículo conta com uma direção eletricamente assistida. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo.

Foto aérea da fábrica da Volkswagen em Resende/RJ
Caminhão autônomo está sendo desenvolvido pelo time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) em Resende/RJ. (Foto: Volkswagen/Divulgação)

Volkswagen Constellation 31.280 8x4

O caminhão Constellation 31.280 8x4 vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e no descarregamento para os veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas.

O veículo tem motor D08 de 280cv, com transmissão automatizada de 12 velocidades e tração 8x4.

Segundo a VW, o sistema de navegação autônoma é mais preciso que a própria condução humana. A precisão é de 2,5cm com variações mínimas, graças a um sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK).

Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende/RJ
Linha de produção da fábrica de Resende (RJ) da Volkswagen Caminhões e Ônibus (Imagem: Volkswagen/Divulgação)

Confira outros itens do caminhão:

  • Controle da velocidade de cruzeiro (piloto automático);
  • Sistema de câmeras 360 graus: substituem os retrovisores tradicionais, oferecem uma visão 360 graus ao redor do veículo e maior visibilidade durante a operação noturna;
  • Sistema de auxílio para partidas em rampa (HSA);
  • grade de proteção frontal “quebra mato”;
  • escapamento vertical;
  • pré-filtro agrícola;
  • proteção inferior do radiador “peito de aço”;
  • protetor de alternador contra palha;
  • protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio);
  • tela de proteção do radiador;
  • pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal;
  • chicote elétrico com proteção robusta;
  • tomada de força.

Você conhece o canal do Vrum no YouTube? Agora, com Boris Feldman:

https://youtu.be/Jw0NrNXBKNw

Canal do Vrum no YouTube