O transporte do futuro será cada vez mais elétrico, conectado e autônomo. Pensando nisso, as montadoras atualizam dia após dia suas tecnologias e produtos a fim de acompanhar a evolução dos meios de transporte. Com a Volkswagen não foi diferente: a fabricante acaba de iniciar no Brasil os testes com o primeiro veículo da história da marca capaz de trafegar sem a necessidade de interferência direta do condutor.
O caminhão pioneiro se chama Constellation 31.280 8x4 e vai atuar junto às colhedoras no campo em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, com foco em assegurar maior produtividade e eficiência à operação.
- Saiba quais são os 15 lançamentos da Volkswagen até 2025
- Ford anuncia nova agenda de eletrificação, com meta de atingir 600 mil EVs em 2023
A tecnologia que está sendo desenvolvida pela Volkswagen permite que o veículo, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação.
Para isso, o veículo conta com uma direção eletricamente assistida. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir novamente o controle do veículo.
Volkswagen Constellation 31.280 8x4
O caminhão Constellation 31.280 8x4 vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e no descarregamento para os veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas.
O veículo tem motor D08 de 280cv, com transmissão automatizada de 12 velocidades e tração 8x4.
Segundo a VW, o sistema de navegação autônoma é mais preciso que a própria condução humana. A precisão é de 2,5cm com variações mínimas, graças a um sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK).
Confira outros itens do caminhão:
- Controle da velocidade de cruzeiro (piloto automático);
- Sistema de câmeras 360 graus: substituem os retrovisores tradicionais, oferecem uma visão 360 graus ao redor do veículo e maior visibilidade durante a operação noturna;
- Sistema de auxílio para partidas em rampa (HSA);
- grade de proteção frontal “quebra mato”;
- escapamento vertical;
- pré-filtro agrícola;
- proteção inferior do radiador “peito de aço”;
- protetor de alternador contra palha;
- protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio);
- tela de proteção do radiador;
- pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal;
- chicote elétrico com proteção robusta;
- tomada de força.
Você conhece o canal do Vrum no YouTube? Agora, com Boris Feldman:
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!