Nos últimos dias foi revelado um pouco do visual do estreante T-Cross. No teaser divulgado pela Volkswagen, dá para perceber que a traseira do carro seguirá o novo padrão de identidade visual da montadora, com lanternas traseiras horizontais e se completando lado a lado.
A versão final do carro deve ser apresentada em novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo e as vendas devem ser iniciadas em 2019, mesmo período que acontecerão as exportações para os principais mercados na região América do Sul, Central e Caribe. Estima-se que os valores da novidade fiquem na casa dos seus concorrentes como Chevrolet Tracker, Ford EcoSport, Jeep Renegade e Nissan Kicks, que é entre R$ 70 mil a R$ 90 mil.
A Volkswagen informou que o comprimento do utilitário ficará na casa dos 4.107 mm para a Europa e 4.192 mm para a América do Sul, o que leva o T-Cross a uma categoria de “suvinho”.
São poucos os detalhes revelados pela montadora a respeito do novo utilitário. Mas o desenho dele deve chegar com a proposta de carisma, conceitual e moderno. O carro será desenvolvido para atender o público urbano, que quer um carro um pouco mais alto, mas nada muito trabalhoso na hora de manobrar em vagas nas avenidas da cidade.
O carro será produzido na mesma plataforma do Polo (MQB) o que deve gerar um satisfatório espaço interno. Além disso, essa matriz modular também é sinônimo de segurança, pela alta resistência a impactos e uma ampla gama de sistemas de assistência.
O T-Cross será baseado no conceito mostrado no Salão de Genebra, que aconteceu no início do ano. O conjunto mecânico deve ser composto por duas opções, uma com motor 1.0 turbo flex e outra versão com um 1.6.
A chegada da novidade faz parte também do plano da montadora de lançar 20 novos veículos até 2020. Dessa meta, quatro automóveis já entraram em cena, são eles: o Novo Polo e o Virtus, produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a Amarok V6, da Argentina e o novo Tiguan, importado do México.
No começo do ano a Volkswagen anunciou que o veículo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e que ele faz parte do investimento de R$ 2 bilhões da montadora no seu desenvolvimento. O valor do investimento está relacionado a, especificamente, ampliação da fábrica, modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças e qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento do modelo no Brasil. Esse montante faz parte do plano de investimentos da empresa no Brasil, que prevê R$ 7 bilhões até 2020.