UAI

Volkswagen suspende temporariamente a produção no Brasil

Pausa já estava programada desde o ano passado e acontece em meio à crise de chips e semicondutores

Publicidade
Pausa vai coincidir com o período de Carnaval
Pausa vai coincidir com o período de Carnaval Foto: Pausa vai coincidir com o período de Carnaval

Em meio à crise dos semicondutores, a Volkswagen anunciou que dará férias coletivas a funcionários de três das suas quatro fábricas no Brasil. A suspensão da produção vai durar dez dias, aproveitando o período do Carnaval, que acontece no início da próxima semana.

De acordo com a fabricante, as unidades de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) terão as atividades suspensas. Apenas a planta de Taubaté continuará a produção normalmente, em dois turnos, durante a segunda quinzena de fevereiro.

Volkswagen T-Cross na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná
Volkswagen T-Cross na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná

A pausa na produção estava planejada pela Volkswagen desde o ano passado e faz parte da estratégia da empresa de flexibilizar os processos produtivos em meio à escassez de chips e semicondutores. A distribuição desses equipamentos na indústria sofreu um gargalo durante a pandemia de Covid-19 e até hoje não se estabilizou.

“Estamos trabalhando intensamente para minimizar os efeitos do fornecimento de componentes. Todas as unidades da Volkswagen do Brasil voltarão a produzir normalmente após as férias coletivas. A situação do fornecimento de peças em todo o mundo ainda é volátil, portanto, a situação é monitorada continuamente”, informou em nota a empresa.

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 250 mil veículos deixaram de ser produzidos no país em 2022 por conta da falta dos componentes eletrônicos.

Fábricas da Volkswagen

Pessoas posando ao lado de veículo dentro de fábrica da Volkswagen. Elas estão sorrindo e comemoram o feito de 200.000 modelos de Polo e Nivus produzidos. Há uma placa com esse feito descrito
Trabalhadores da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, comemoraram em abril de 2019 o número de 200.000 Polo e Virtus produzidos

A Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, terá suas atividades suspensas entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março. Responsável pela produção do Volkswagen Nivus, Polo, Virtus e Saveiro, a unidade é a mais antiga da Volkswagen no país.

Essa planta teve as suas atividades reduzidas entre junho e setembro do ano passado, quando 4,5 mil funcionários das linhas de montagem ficaram com jornadas de trabalho e salários reduzidos.

Já fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, terá férias coletivas entre 22 de fevereiro e 3 de março. Essa unidade é a responsável pela produção do SUV Volkswagen T-Cross, sétimo veículo mais vendido no Brasil em janeiro.

Por fim, a fábrica de motores de São Carlos (SP) vai parar entre 20 de fevereiro e 1º de março.

https://www.dailymotion.com/video/x8i63ps