Em meio à crise dos semicondutores, a Volkswagen anunciou que dará férias coletivas a funcionários de três das suas quatro fábricas no Brasil. A suspensão da produção vai durar dez dias, aproveitando o período do Carnaval, que acontece no início da próxima semana.
De acordo com a fabricante, as unidades de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) terão as atividades suspensas. Apenas a planta de Taubaté continuará a produção normalmente, em dois turnos, durante a segunda quinzena de fevereiro.
A pausa na produção estava planejada pela Volkswagen desde o ano passado e faz parte da estratégia da empresa de flexibilizar os processos produtivos em meio à escassez de chips e semicondutores. A distribuição desses equipamentos na indústria sofreu um gargalo durante a pandemia de Covid-19 e até hoje não se estabilizou.
“Estamos trabalhando intensamente para minimizar os efeitos do fornecimento de componentes. Todas as unidades da Volkswagen do Brasil voltarão a produzir normalmente após as férias coletivas. A situação do fornecimento de peças em todo o mundo ainda é volátil, portanto, a situação é monitorada continuamente”, informou em nota a empresa.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 250 mil veículos deixaram de ser produzidos no país em 2022 por conta da falta dos componentes eletrônicos.
Fábricas da Volkswagen
A Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, terá suas atividades suspensas entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março. Responsável pela produção do Volkswagen Nivus, Polo, Virtus e Saveiro, a unidade é a mais antiga da Volkswagen no país.
Essa planta teve as suas atividades reduzidas entre junho e setembro do ano passado, quando 4,5 mil funcionários das linhas de montagem ficaram com jornadas de trabalho e salários reduzidos.
Já fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, terá férias coletivas entre 22 de fevereiro e 3 de março. Essa unidade é a responsável pela produção do SUV Volkswagen T-Cross, sétimo veículo mais vendido no Brasil em janeiro.
Por fim, a fábrica de motores de São Carlos (SP) vai parar entre 20 de fevereiro e 1º de março.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!