UAI

Volkswagen anuncia novo Tiguan 2024; confira as mudanças

Com carroceria arredondada e novas tecnologias, VW Tiguan 2024 tem data de lançamento prevista para este ano; veja detalhes do novo SUV

Publicidade
Nova versão da Tiguan traz design arredondado e novas tecnologias
Nova versão da Tiguan traz design arredondado e novas tecnologias Foto: Nova versão da Tiguan traz design arredondado e novas tecnologias

Com a estreia oficial marcada para agosto deste ano, o novo Volkswagen Tiguan vem sendo revelado aos poucos. Nos últimos dias, a marca trouxe fotos do SUV médio totalmente camuflado, para instigar a curiosidade dos compradores. Apesar de estar coberto, foi possível perceber que a VW optou por um design mais arredondado, semelhante ao elétrico ID.4, que chegará ao Brasil ainda neste ano.

O novo VW Tiguan 2024 terá 4,55m de comprimento, 1,93m de largura, 1,64m de altura e 2,68m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 648 litros quando carregado até a altura do encosto do banco traseiro, ou seja, 33 litros a mais do que seu antecessor. Outra novidade são os opcionais das versões de topo, que trarão assentos com ventilação e função de massagem.

Sobre o interior, as versões de entrada usarão uma central multimídia com tela de 12,9 polegadas, enquanto as mais sofisticadas terão um display ainda maior, de 15 polegadas, idêntico à tela do VW ID.7. Ainda falando das telas, o VW Tiguan 2024 trará um novo display OLED para o 4Motion Active Control montado no console central, que permite seleção do modo de direção, ajuste do volume e da iluminação ambiente.

O que mais sabemos sobre o novo Volkswagen Tiguan?

A Volkswagen ainda não trouxe grandes revelações sobre o SUV. Apesar disso, a marca afirma que o Tiguan de terceira geração estará novamente disponível com propulsores a gasolina, a diesel e híbrido plug-in. Para os PHEVs a potência variará de 204cv a 272cv, com autonomia de até 120 quilômetros no modo elétrico.

Outro detalhe importante diz respeito aos faróis do novo Tiguan, que trarão a versão HD matrix como equipamento opcional. Nesse caso, o farol alto poderá iluminar a estrada em até 500 metros à sua frente. Além disso, como antes, o Tiguan virá em versões de tração dianteira e integral, e terá o DCC Pro (Controle Dinâmico de Chassi) como opcional.

O novo SUV da Volkswagen será montado na plataforma MQB Evo, uma versão aprimorada da arquitetura atual, que já equipa modelos como VW Golf Mk8, VW Talagon e VW Tavendor, dentre outros. Além disso, o Tiguan agora conta com amortecedores de duas válvulas, tornando a direção mais segura em estradas escorregadias e mais confortável, com menor vibração retransmitida aos passageiros.

O modelo de terceira geração estará à venda na Europa no primeiro trimestre de 2024 e será, provavelmente, a última geração do Tiguan com motor a combustão na Europa. Isso se dá pela promessa da Volkswagen de encerrar as vendas de carros equipados com motores a combustão no Velho Continente até 2033. Já para o Brasil, ainda não a prazo para a chegada do novo SUV reestilizado.