A Volkswagen não vende o Tiguan Allspace no Brasil desde outubro de 2021. Na época, o SUV era oferecido apenas na versão top R-Line, com sete lugares e motor 350 TSI, um 2.0 turbo de 230cv de potência. Naquele ano, o fabricante informou que o modelo retornaria em 2022, o que não aconteceu... Porém, parece que ele pode voltar neste ano, e de cara nova.
É que, na Argentina, a Volkswagen acaba de lançar o Tiguan reestilizado. As alterações concentram-se na dianteira, que exibe para-choque, grade e faróis redesenhados. Na traseira, o SUV de sete lugares mudou pouco: além do para-choque, que foi reformulado, há apenas novos emblemas, que seguem o atual padrão do fabricante.
A melhor parte fica por conta da lista de equipamentos do Volkswagen Tiguan, que ganhou reforços. O modelo agora oferece faróis full-LED, ar-condicionado automático com comandos sensíveis ao toque e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.
Vale lembrar que, no exterior, a reestilização do Volkswagen Tiguan Allspace não é novidade. O lançamento no México, país que exporta o SUV para todo o continente, ocorreu em 2021. No entanto, só agora o modelo começou a chegar à América do Sul: o primeiro mercado da região a recebê-lo foi a Argentina.
Por lá, o modelo custa 20.285.000 pesos, valor que equivale a aproximadamente R$519 mil. Os consumidores argentinos só podem comprar a versão top de linha R-Line, semelhante à que era comercializada no Brasil. Desse modo, o SUV chega sempre com sete lugares e com motor 350 TSI.
E como ficará o novo Volkswagen Tiguan Allspace no Brasil?
Ainda não há informações oficiais sobre a chegada do novo Tiguan ao Brasil. Porém, a tendência é que o fabricante repita a estratégia adotada na Argentina e comercialize o SUV apenas na versão top de linha, com sete lugares. Isso, para que ele ocupe um patamar mais elevado e não provoque concorrência interna com o Taos.
Em 2023, o novo Tiguan Allspace é um dos poucos lançamentos da Volkswagen cotados para o Brasil. Vale lembrar que a marca de origem alemã anunciou recentemente que só comercializará carros elétricos no país a partir de 2025.
Boris Feldman e a equipe VRUM falam sobre carros que marcaram época no Brasil: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!