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Com o fim do Voyage, teria espaço para um Virtus Track?

A exemplo do Polo Track, versão de entrada do hatch, Volkswagen Virtus pode ganhar versão simplificada para ampliar participação no segmento

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Novo Virtus 2023 será igual ao modelo lançado na Índia
Novo Virtus 2023 será igual ao modelo lançado na Índia Foto: Novo Virtus 2023 será igual ao modelo lançado na Índia

O Volkswagen Voyage está prestes a se despedir do nosso mercado, deixando o posto de sedã de entrada da marca para o Volkswagen Virtus. Ainda que o segmento não esteja em alta, os sedãs compactos e de entrada ainda respondem por 15% do mercado brasileiro. Tanto que, em breve, a Citroën terá seu representante para disputar essas fatia.

Voltando à marca alemã, com a saída do Voyage, o Volkswagen Virtus passa a ocupar o cargo de sedã mais barato da marca. O porém é que o modelo parte de R$ 113.880, na versão Comfortline, enquanto o que resta em estoque do quase finado Voyage é vendido por R$ 89.850. A diferença é de quase R$ 25 mil.

Claro que também existem diferenças gritantes entre os dois modelos, e, por isso mesmo, seria necessário depenar o Volkswagen Virtus para que ele concorresse também com os modelos de mais volume. Note que o Virtus não vende nem um décimo do volume de um Chevrolet Onix Plus:

Emplacamentos sedãs compactos e de entrada - jan. a out. 2022

Chevrolet Onix Plus59.178
Fiat Cronos30.507
Volkswagen Voyage27.249
Hyundai HB20S21.165
Honda City19.662
Toyota Yaris Sedan12.164
Renault Logan8.198
Nissan Versa5.044
Volkswagen Virtus4.230
Fonte: Fenabrave

Como seria esse Volkswagen Virtus Track?

Assim, é de se pensar que a Volkswagen faça uma espécie de Virtus Track, em alusão ao recém lançado Polo Track, que herdou o título de modelo de entrada da marca com a saída do Gol.

Novo Volkswagen Polo 1.0 Track 2023 de frente
Volkswagen Polo Track

Se o suposto Virtus Track seguisse a receita do Polo de entrada, ganharia o motor 1.0 aspirado, que desenvolve até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque (com etanol), além de um câmbio manual de cinco marchas. O visual seria simplificado: faróis com parábola simples e lâmpadas halógenas; acabamentos em preto fosco nos retrovisores e maçanetas; e rodas de 15 polegadas com calotas.

Assim como o Polo Track, o Volkswagen Virtus de entrada teria uma boa lista de itens de segurança, como airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade. Porém, o pacote de conforto ficaria restrito, com ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos dianteiros. Nada de multimídia!

Linha 2023 terá motor turbo mais fraco

Mesmo que a Volkswagen não chegue ao extremo de um Virtus Track, o modelo passará por uma ligeira simplificação em sua linha 2023, a exemplo do Polo. O principal será a adoção do motor 1.0 turbo mais fraco, com até 116cv e 16.8kgfm. A versão de entrada pode até ganhar câmbio manual de cinco marchas.

Modelo simplificado seria interessante para frotistas

Mas, isso pode ser pouco para atingir um preço realmente atraente. Principalmente se a Volkswagen quiser participar com o Virtus do enorme mercado das vendas diretas. No caso do Voyage, em 2022 essa modalidade corresponde a 98%do volume de vendas no sedã. Das 27.249 unidade emplacadas até outubro, 26.695 foram vendidas para frotistas e fins. Nesse contexto, um Virtus Track seria interessante.

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https://www.youtube.com/watch?v=C1kszhqOrP8