O Volkswagen Voyage está prestes a se despedir do nosso mercado, deixando o posto de sedã de entrada da marca para o Volkswagen Virtus. Ainda que o segmento não esteja em alta, os sedãs compactos e de entrada ainda respondem por 15% do mercado brasileiro. Tanto que, em breve, a Citroën terá seu representante para disputar essas fatia.
Voltando à marca alemã, com a saída do Voyage, o Volkswagen Virtus passa a ocupar o cargo de sedã mais barato da marca. O porém é que o modelo parte de R$ 113.880, na versão Comfortline, enquanto o que resta em estoque do quase finado Voyage é vendido por R$ 89.850. A diferença é de quase R$ 25 mil.
Claro que também existem diferenças gritantes entre os dois modelos, e, por isso mesmo, seria necessário depenar o Volkswagen Virtus para que ele concorresse também com os modelos de mais volume. Note que o Virtus não vende nem um décimo do volume de um Chevrolet Onix Plus:
Emplacamentos sedãs compactos e de entrada - jan. a out. 2022
Chevrolet Onix Plus 59.178 Fiat Cronos 30.507 Volkswagen Voyage 27.249 Hyundai HB20S 21.165 Honda City 19.662 Toyota Yaris Sedan 12.164 Renault Logan 8.198 Nissan Versa 5.044 Volkswagen Virtus 4.230
Como seria esse Volkswagen Virtus Track?
Assim, é de se pensar que a Volkswagen faça uma espécie de Virtus Track, em alusão ao recém lançado Polo Track, que herdou o título de modelo de entrada da marca com a saída do Gol.
Se o suposto Virtus Track seguisse a receita do Polo de entrada, ganharia o motor 1.0 aspirado, que desenvolve até 84cv de potência e 10,3kgfm de torque (com etanol), além de um câmbio manual de cinco marchas. O visual seria simplificado: faróis com parábola simples e lâmpadas halógenas; acabamentos em preto fosco nos retrovisores e maçanetas; e rodas de 15 polegadas com calotas.
Assim como o Polo Track, o Volkswagen Virtus de entrada teria uma boa lista de itens de segurança, como airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade. Porém, o pacote de conforto ficaria restrito, com ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos dianteiros. Nada de multimídia!
Linha 2023 terá motor turbo mais fraco
Mesmo que a Volkswagen não chegue ao extremo de um Virtus Track, o modelo passará por uma ligeira simplificação em sua linha 2023, a exemplo do Polo. O principal será a adoção do motor 1.0 turbo mais fraco, com até 116cv e 16.8kgfm. A versão de entrada pode até ganhar câmbio manual de cinco marchas.
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Modelo simplificado seria interessante para frotistas
Mas, isso pode ser pouco para atingir um preço realmente atraente. Principalmente se a Volkswagen quiser participar com o Virtus do enorme mercado das vendas diretas. No caso do Voyage, em 2022 essa modalidade corresponde a 98%do volume de vendas no sedã. Das 27.249 unidade emplacadas até outubro, 26.695 foram vendidas para frotistas e fins. Nesse contexto, um Virtus Track seria interessante.
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