UAI

Volvo lançará dois carros elétricos no Brasil: EX90 e SUV compacto

Modelos serão apresentados até o fim do ano e terão vendas iniciadas em 2024, ampliando portfólio eletrificado da marca

Publicidade
Volvo já vende no Brasil os híbridos plug-in XC60 e XC90, e os 100% elétricos XC40 e C40
Volvo já vende no Brasil os híbridos plug-in XC60 e XC90, e os 100% elétricos XC40 e C40 Foto: Volvo já vende no Brasil os híbridos plug-in XC60 e XC90, e os 100% elétricos XC40 e C40

De São Paulo (SP) - Desde 2021, a sueca Volvo só comercializa modelos eletrificados no mercado brasileiro. A marca tem os híbridos plug-in XC60 e XC90, e os 100% elétricos XC40 e C40. Para ampliar sua gama, a Volvo anunciou a chegada de mais dois carros elétricos: o EX90, um SUV de dimensões maiores, e um outro compacto, que pode receber o nome de EX30, ampliando ainda mais a participação da Volvo no segmento.

A marca sueca não confirma que o nome do novo SUV compacto 100% elétrico será EX30, mas revela que ele vai se situar abaixo do XC40, ou seja, deve ter preço inferior a R$ 300 mil.

Em seu seminário Volvo Summit, no qual expõe seus planos sobre eletrificação, a marca sueca não mostrou detalhes do novo modelo, revelando apenas sua silhueta e lanternas traseiras. Além disso, a Volvo confirmou que tanto o EX90 quanto o novo SUV compacto 100% elétrico serão apresentados no Brasil até o fim deste ano, com o início das vendas em 2024.

A Volvo pretende encerrar 2023 com 10 mil veículos eletrificados vendidos no mercado brasileiro. Ou seja, o dobro do volume comercializado em 2022. Desse total, a montadora estima que 55% serão híbridos plug-in e 45% de carros totalmente elétricos. Com isso, a marca sueca espera consolidar sua liderança no segmento eletrificado no Brasil.

Já dirigimos o Volvo C40, que é totalmente elétrico: assista ao vídeo!

https://youtu.be/Mrcl8fF0ZdU

Volvo amplia rede de recarga para carros elétricos

Além de oferecer novos produtos, a Volvo pretende também ampliar sua rede de eletropostos no Brasil. Atualmente, a marca tem 1.000 pontos de recarga distribuídos no país, abrangendo principalmente as regiões Sudeste e Sul do país. São 4.500 quilômetros de rodovias com cobertura de pontos de recarga que funcionam 24 horas por dia com total segurança.

Na primeira fase, a Volvo investiu R$ 10 milhões na instalação dos eletropostos no país. Agora, na segunda fase, a empresa pretende criar mais 15 postos de recarga, com investimento de R$ 11,5 milhões e com cobertura de 10 mil quilômetros.

Durante o seminário, a Volvo reforçou o fato de ser uma das poucas marcas que investe em infraestrutura de recarga de baterias no país. A Volvo fez um vídeo zoando a Porsche, BMW e Mercedes-Benz, mostrando clientes com veículos dessas marcas recarregando as baterias em pontos de recarga da Volvo.

Quanto à chegada dos eletropostos nas regiões Norte e Nordeste os executivos da Volvo revelaram que isso só acontecerá depois que terminar a segunda fase dos investimentos.

Os 15 novos eletropostos da segunda fase serão em Anápolis e Campo Alegre de Goiás, em Goiás; Juiz de Fora e Matipó, em Minas Gerais; Nova Mutum e Rondonópolis, em Mato Grosso; Balneário Camboriú e São José, em Santa Catarina; Imbaú, no Paraná; Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty, no Rio de Janeiro; Marília, Penápolis e Castilho, em São Paulo.

(*) Jornalista viajou a convite da Volvo do Brasil