Enquanto algumas montadoras, como a Volkswagen, estão retornando aos botões físicos, a Volvo parece estar seguindo pelo caminho contrário… A marca acaba de anunciar que o seu novo SUV elétrico Volvo EX90 priorizará as telas sensíveis ao toque no lugar das interfaces tradicionais.
Dessa forma, o novo modelo terá uma grande tela de retrato no centro do painel, como já habitual, e outra secundária menor na posição do cluster (painel de instrumentos) para fornecer informações rápidas de direção. Ainda não está claro onde o controle de volume ficará.
A ideia da Volvo é otimizar a atenção do motorista
Segundo Thomas Stovicek, chefe de experiências do usuário da Volvo, o propósito da empresa com a inovação é reduzir a sobrecarga de informações mostradas ao motorista, preservando, assim, a sua atenção no trânsito.
O design pretende, então, oferecer "complexidade simplificada", disponibilizando todas as funcionalidades que o motorista precisa sem ser intrusivo.
"Os carros estão adicionando novas funcionalidades o tempo todo, o que pode se tornar esmagador. Queremos disponibilizar todos esses recursos de maneira simplificada. A experiência é fornecer as informações certas na hora certa e no lugar certo"
Thomas Stovicek
Informações não essenciais serão fornecidas apenas quando necessário. Assim, caso o motorista esteja estacionado, dirigindo, ou até em ligação, uma barra contextual especial vai sugerir as ações compatíveis com aquela situação.
As interfaces nos modos de direção assistida e autônoma
A Volvo destacou, também, como as interfaces do carro funcionam nos modos regular, de direção assistida e de direção autônoma.
As informações compartilhadas nos vários monitores do Volvo EX90 mudam para se adequar ao modo de condução ativado, conforme necessário. Na tela do cluster, informações serão fornecidas para mostrar ao motorista como o carro está percebendo o ambiente da estrada e outros veículos ao redor.
O VRUM já testou o Volvo S60 2020; confira o vídeo!
- Para mais vídeos, acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!