UAI

Volvo EX90: com muita tecnologia, chegará ao Brasil em 2024

Previsto para chegar em 2024, o modelo inicia um novo capítulo na história da marca, que promete revelar um novo carro elétrico a cada ano

Publicidade
O novo modelo possui 516,6cv de potência
O novo modelo possui 516,6cv de potência Foto: O novo modelo possui 516,6cv de potência

Após alguns spoilers dados, a Volvo, finalmente, revelou, por completo, o seu novo EX90, um SUV totalmente elétrico de sete lugares.

Segundo a marca, o modelo promete refletir a estratégia global da Volvo frente ao compromisso com a neutralidade de carbono, além de ser referência em tecnologia, segurança e versatilidade para a família.

A montadora já afirmou que, começando por este lançamento, um novo carro 100% elétrico será revelado a cada ano.

"O Volvo EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo. É totalmente elétrico, com autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança. É o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos. O Volvo EX90 é o início de algo novo para a Volvo Cars em muitos aspectos".

Jim Rowan, chefe executivo da Volvo

O modelo foi apresentado na quarta-feira (9), em Estocolmo, e deve chegar por aqui no primeiro trimestre de 2024.

A versão inicialmente disponível, com tração nas quatro rodas, é alimentada por uma bateria de 111kWh e dois motores elétricos. O resultado é uma potência de 516,6cv e torque de 92,7kgfm.

O EX90 é o modelo Volvo com maior padrão de segurança

Projetado para entender o motorista e tudo o que acontece em seu entorno, o novo Volvo EX90 foi classificado pela marca como o modelo mais seguro já criado por ela.

O modelo conta com sensores de última geração, como câmeras, radares e o sistema LIDAR, que usa um laser pulsado para medir as faixas e detectar, por exemplo, pedestres a até 250 metros de distância.

O interior também foi pensado segundo padrões de segurança. O destaque vai para os sensores e câmeras especiais que medem a concentração de olhares. Com isso, o Volvo EX90 consegue entender quando o motorista está distraído, sonolento ou sob qualquer outra desatenção.

A partir disso, ele age para chamar a atenção do condutor, cutucando-o suavemente a princípio e, depois, mais insistentemente. E se acontecer de ele ainda cair no sono ou enfrentar qualquer outro imprevisto mais grave (como passar mal), o Volvo EX90 foi programado para parar e pedir ajuda com segurança. 

Pacote tecnológico completo

A maioria das funções tecnológicas disponíveis no interior do Volvo EX90 são executadas por um sistema central que é alimentado por plataformas e softwares desenvolvidos por engenheiros da Volvo. O sistema foi projetado para obter melhorias com o tempo graças às suas atualizações regulares.

Segundo a marca, o Volvo EX90 "não será apenas um carro novo, será um computador altamente avançado sobre rodas".

Dentre os itens presentes, destaca-se o Unreal Engine, uma ferramenta 3D que oferece gráficos de alta qualidade nas telas do carro e no head-up display

A tela central de 14,5 polegadas dispõe de sistema de infoentretenimento com o Google integrado, o que inclui Google Maps, Google Play Store e outros. Ela, assim como as demais telas, ajudam o motorista a manter os olhos na estrada, oferecendo-lhe as informações necessárias na momento certo.

O Volvo EX90 também será compatível com o Apple CarPlay sem fio e terá conexão 5G padrão.

O EX90 e seu compromisso com a sustentabilidade

Com sua nova base de tecnologia totalmente elétrica, o Volvo EX90 se posiciona, de acordo com a marca, como um carro que valoriza o estilo de vida sustentável.

Com uma única carga, ele proporciona 600 quilômetros de autonomia de condução livre de emissões. Pelo ciclo de teste WLTP, o modelo carrega de 10% a 80% em menos de 30 minutos.

Quanto aos materiais, o Volvo EX90 é composto por aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, bem como 48kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural. Isso corresponde a cerca de 15% do plástico total usado no veículo.

Por fim, o SUV conta com a tecnologia de carregamento bidirecional. Com ela, é possível usar a bateria do carro como uma fonte de energia extra para, por exemplo, alimentar aparelhos residenciais em caso de problema na rede elétrica.

O VRUM já testou o Volvo S60 2020; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=2jYRsCMOF3I