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Volvo S60 - Fé cega, faca amolada

Repleto de tecnologias de segurança, novo Volvo S60 consegue detectar pedestres e outros carros para imobilizar o veículo. Tudo sem abrir mão do estilo e desempenho

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Foto:

Linhas fluidas e traseira curta dão um ar de robustez ao cupê de quatro portas



De Campinas (SP)
- Há alguns anos, quando se falava em Volvo, o que vinha à cabeça era a imagem de um caixotão repleto de itens de segurança. Se, por um lado, essa imagem cúbica ficou para trás, a segurança continua sendo um compromisso forte. E o desenvolvimento de tecnologias seguras chega a tanto que a marca trabalha com a ideia de que, em 2020, ninguém vai morrer e nem ter uma lesão grave dentro de um modelo da Volvo. Esse objetivo está se materializando principalmente no Volvo S60, cupê de quatro portas lançado no Salão do Automóvel de São Paulo e que já está disponível nas concessionárias.

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Por enquanto, a única versão comercializada no Brasil é a T6 (topo de linha), pelo preço de R$ 169.900. Essa opção tem motor 3.0 litros biturbo de seis cilindros, que desenvolve 304cv de potência e 44,9kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada a 250km/h. O T6 tem tração integral e câmbio automático de seis marchas. O motor moderno, com injeção direta de combustível e comando variável de válvulas, contribui para alcançar a melhor relação entre desempenho e consumo de combustível.

FLUIDAS

O S60 tem formas fluidas, mas robustas. Os faróis rasgam as laterais e chegam quase até as caixas de roda. Com a frente em cunha, o capô é alto e tem dois vincos marcantes. Verdadeiro cupê de quatro portas, a queda do teto é acentuada na coluna C, o que pode ser ruim para passageiros de trás com mais de 1,75 metro. A traseira, curta e com um grande vidro, termina num pequeno aerofólio. O interior é sóbrio, sofisticado e confortável, a não ser para o passageiro que senta no meio do banco traseiro, que precisa conviver com o túnel central entre os pés.



A lista de itens de conforto e conveniência é completa, com ar-condicionado eletrônico, sistema de áudio com oito alto-falantes, DVD, entrada para iPod e USB, Bluetooth, controle de áudio no volante, sistema de navegação, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, espelhos retrovisores elétricos retráteis, retrovisor interno com antiofuscante, lavadores de faróis, assentos com regulagem elétrica para motorista e passageiro e teto solar elétrico.

SEGURANÇA

Mas o cartão de visita do S60 é a tecnologia de segurança. Como se não bastasse um pacote admirável com itens mais convencionais, com airbags duplos, laterais e de cortina, cintos de segurança com pré-tensionadores, freios ABS (antiblocantes), câmera auxiliar de estacionamento traseira, sistema Isofix para fixar assentos infantis, sistema de informação de ponto cego, vidros laterais e traseiros laminados, controle avançado de estabilidade e tração e faróis bi-xenon adaptativos, o S60 traz mais. O detector de pedestres identifica a presença de uma pessoa na rota do veículo e, numa velocidade de até 35km/h, se não houver reação do motorista, ele aciona os freios para evitar o impacto. O city safety é um sistema semelhante, que também atua até 35km/h, para evitar a colisão com o veículo da frente.

Segundo Leandro Oliveira, assistente técnico da Volvo, o city safety tem eficácia garantida com uma diferença de velocidade entre um veículo e outro de 15km/h. “Mas o sistema funciona com uma diferença maior de velocidade, depende de condições como aderência, desgaste do pneu e dos freios”, explica Oliveira. Outra coisa que pode comprometer a atuação desses sistemas é a reação do motorista, já que se o freio for acionado ou o volante esterçado, eles entendem que o condutor está no comando e não entram em funcionamento.

Emílio Camanzi testou o veículo em Portugal. Veja:




BIG BROTHER

Além da câmera traseira de estacionamento, o S60 tem câmeras dianteiras para “cobrir” os pontos cegos. Assim, se você estiver saindo de uma garagem estreita que não proporciona visibilidade lateral, as câmeras mostram se há algum pedestre ou veículo se aproximando. O piloto automático adaptativo mantém distância segura do veículo à frente, acelerando e reduzindo a velocidade automaticamente.

Por fim, o Volvo On Call é um sistema de assistência 24 horas com várias funcionalidades. Por meio de uma central, ele pode enviar ao local do acidente um socorro médico mesmo que o motorista não esteja em condições de acioná-lo. Com o simples aperto de um botão, localizado junto ao comando das luzes dianteiras de leitura, o condutor ainda pode solicitar ajuda para solucionar uma pane técnica e até pedir o destravamento remoto das portas. Esse serviço é gratuito por dois anos, período de garantia do carro. A Volvo ainda não sabe quanto o serviço vai custar depois disso.

(*) Jornalista viajou a convite da Volvo do Brasil.