Sucessor do Volvo S80, o S90 foi oficialmente apresentado para parte de imprensa brasileira em Málaga, na Espanha. O sedã grande chega para ocupar o posto mais alto no portfólio da marca sueca, num segmento tradicionalmente dominado pelas alemãs Audi (A6), BMW (Série 5) e Mercedes-Benz (Classe E). E já está confirmado para desembarcar no Brasil – no primeiro trimestre de 2017.
A versão a ser importada será a T8 com motores 2.0 a gasolina e elétrico de até 407cv, a mesma do utilitário esportivo XC90, que também carrega boa dose de tecnologia de direção autônoma, a plataforma modular SPA e chegou recentemente ao país. Há chances de o S90 também vir na versão T6. A estimativa de preços do S90 T8 fica entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.
Além da arquitetura completamente nova, o sedã compartilha com o SUV os aços de alta resistência (35%) da carroceria e a gama de motores, sempre de 2 litros, injeção direta de combustível e turbocompressores para garantir um rendimento próximo ao de motores V6. São 254cv e 320cv nas versões T5 e T6 a gasolina, enquanto as versões diesel D4 e D5 geram 135cv e 190cv, respectivamente. Nos últimos cinco anos a Volvo desenvolveu US$ 11 bilhões no desenvolvimento de novos projetos, iniciados pela nova família 90.
Entre os novos equipamentos a bordo o S90 vem equipado com o Pilot Assist, sistema que mantém o carro alinhado nas faixas da pista a até 130km/h sem a necessidade de seguir outro veículo. O S90 também introduz pela primeira vez no mundo o City Safety, recurso capaz de detectar animais de grande porte de noite ou de dia, com um aviso intuitivo e suporte à frenagem para ajudar a evitar uma colisão. Por fim há um sistema de entretenimento de ponta e dimensões internas generosas, que proporcionam excelente espaço a bordo – o modelo possui 4,96m de comprimento e 2,94m de distância entre-eixos.
ESTRATÉGIA No Brasil, a Volvo espera comercializar uma média de 100 unidades anuais. Pequeno volume justificado pela estratégia de tornar o S90 uma vitrine para as tecnologias mais avançadas do fabricante. A versão T8 só começa a ser produzida no fim de 2016.