UAI

Volvo apresenta linha 2024 do XC60 com poucas mudanças

Com carregador mais potente e rodas inspiradas nos elétricos, versão 2024 do SUV XC60 chega ao mercado com poucas novidades; confira

Publicidade
Volvo XC60 não muda muito, mas agrega recursos tecnológicos à linha 2024
Volvo XC60 não muda muito, mas agrega recursos tecnológicos à linha 2024 Foto: Volvo XC60 não muda muito, mas agrega recursos tecnológicos à linha 2024

Com previsão de chegada ao Brasil no início do segundo semestre de 2023, o novo Volvo XC60 traz algumas novidades em sua linha 2024. São quatro versões do modelo, cujos valores variam de R$ 419.950 a R$ 486.950, e contam com tração AWD, um motor quatro cilindros em linha e outro elétrico de 147cv.

A combinação desses motores gera potência combinada de 468cv e 72,3kgfm de torque. Com isso, o Volvo XC60 acelera até 100km/h em apenas 4,8 segundos. De acordo com o fabricante, o consumo é de cerca de 28,9km/l em estradas, sendo que no modo elétrico a autonomia é de 78 quilômetros no ciclo europeu WLTP e 55 quilômetros no teste do Inmetro.

O que o novo Volvo XC60 traz de mais tecnológico?

No que diz respeito a segurança e tecnologia, o XC60 traz o City Safety. Este recurso oferece avançada assistência à condução e reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte. Ao reconhecer, o veículo pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar possíveis colisões.

Tudo isso é possível graças ao conjunto formado pelo Pilot Assist e o controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Esses recursos contam com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem. Além disso, auxiliam no deslocamento do veículo e controlam a distância do carro adiante.

O novo Volvo XC60 ainda conta com pacote de iluminação com faróis full LED autodirecionais (ABL), com função antiofuscante (AHB), evitando que o feixe de luz prejudique a visão dos motoristas que transitam em sentido contrário.

Afinal, o que mudou na linha 2024?

O novo Volvo XC60 é equipado com o sistema Google Automotive Services, que permite aos motoristas utilizarem a voz para ativar comandos do carro. Com esse recurso é possível controlar a temperatura, definir destino, tocar música e podcasts, enviar mensagens, e até mesmo controlar elementos em uma casa automatizada.

Outra tecnologia melhorada no Volvo XC60 está no carregador de bordo (OBC), que agora passa a operar com frequência de 6,4kW, quase o dobro da versão anterior, resultando em uma carga completa em apenas três horas.

E, por fim, na parte externa, o novo Volvo XC60 ganha rodas em preto brilhante inspiradas nos modelos 100% elétricos da marca e uma nova cor, a Vapour Grey (cinza).