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Vrum experimenta o Range Rover Evoque

Utilitário-esportivo chega ao Brasil na faixa dos R$ 200 mil e já tem 200 compradores na espera no Recife

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Liverpool – A Range Rover conseguiu transferir tecnologia da versão Vogue, por exemplo, para o compacto Evoque. O que significa? Completo e competitivo, o veículo será capaz de atender ao mais exigente comprador de utilitário-esportivo. O novato do segmento chega ao Brasil em novembro, mas até lá vai engordar uma fila de espera que já chega perto dos 200 seguidores só no Recife.

Escolha a aventura. Vai ser no terreno rebelde? Tudo bem. Use os recursos do Terrain Response. Em poucas palavras saiba que basta escolher o modo de suspensão e bloqueio que o carro desce uma rampa íngreme sem qualquer esforço do condutor, ou sobe uma ladeira sofrível sem derrapar.

Com pneus originais aro 19 da versão quatro portas, testamos o Evoque em várias situações que serão dificilmente adotadas por um dono do carro mais tradicional no Brasil. Não é de praxe que o comprador de um veículo na faixa dos R$ 200 mil encare o off road radical. Aqui na Inglaterra foi diferente. O Evoque a óleo diesel é melhor, comparado ao que irá ao Brasil. O motor 2.2 a óleo, o mesmo do Freelander, dá um nó nas escapadas do 2.0 de 240 cv a gasolina que também é forte e vai corresponder. O Range Rover é bravo e passa por cada uma...

Acertar em todos os pontos técnicos e mecânicos com o uso correto da tecnologia foi tarefa difícil para a engenharia da fábrica de Halewood, em Liverpool. O pacote de informática a bordo é capaz de arrepiar. Imagine quatro câmeras no display central, uma em cada extremidade dos para-choques filmando detalhes do veículo no lado de fora. Dirigir o carro com a direção inglesa não foi fácil, principalmente em um percurso de mais de 200 km urbano.

Outra novidade da expedição, vamos chamar o teste drive de expedição, foi a troca da alavanca de marcha por um botão seletor que gira sentido anti-horário e lá você indica a marcha que deseja. Logo abaixo do câmbio, que só aparece depois do contato do botão de start (partida), o teclado do ajuste de suspensão.

O pacote de tecnologia também inclui bolsas infláveis por todo o carro (frontais, laterais e teto), freio com as siglas de proteção com ABS, controle de frenagem e haja fôlego para usar tudo o que o veículo oferece. Tudo te deixa a bordo do luxo. O Evoque vai identificar sua personalidade diferenciada. Parte da nobreza “vestirá” o dono desse automóvel.

Design musculoso

O encontro com o futuro pode começar pela frente, ou mesmo na traseira. Faça a sua escolha porque não há, pelo menos por enquanto, nenhum carro igual ao Evoque. O desenho é o traço da perfeição no aspecto juventude e elegância sem perder o charme.

Atrás, o conjunto de lanternas quase desaparece com a imponência da tampa. Na frente, os faróis são pequenos e afilados também. O Led se faz presente no lugar das lâmpadas tradicionais. O carro também será oferecido na versão duas portas e nos dois modelos, observe que a área de vidro, com exceção do teto, é curta nas janelas e pára-brisa traseiro.

Começando perto dos R$ 180 mil, o Evoque está pronto para ser oferecido em três versões no Velho Continente. O teto de vidro é coisa de cinema para o topo da gama. A Pure, Dynamic (mais esportiva) e a Prestige (luxuosa) são praticamente completos. Na Inglaterra, por exemplo, o carro partirá de 27.955 libras (R$ 74 mil).

No teste drive urbano, o motorista pode passear sem reclamar das costas ou do posicionamento dos comandos. Tudo sintoniza a favor, inclusive o visual inglês do lado de fora. O Evoque a gasolina, tipo Prestige, topo da gama tem tudo que você precisa e pode até dispensar. Ar-condicionado com controle digital para duas zonas; GPS preciso e toca CD/DVD para as telas traseiras. Na tela central programe tudo e saiba que o carro pode estacionar sozinho (como o VW Tiguan).

Exija tudo do propulsor 2.0 bem avaliado pela nossa reportagem. O motor tem um turbo, é injetado e o sistema de abertura variável das válvulas ajuda na conquista dos 240 cavalos de potência e 34,6 kgfm de torque. Vai acelerar? Pode pisar porque tudo está muito bem afinado e em 7,6 segundos chegue aos 100 Km/h. A transmissão é precisa e de seis velocidades. O Evoque mergulha literalmente onde você desejar colocá-lo. A suspensão dianteira é suave e firme, do tipo Macpherson e na traseira com barras laterais .

*Editor viajou a convite da Land Rover