São Carlos (SP) - A Audi prova com o novo RS6, que para ser superesportivo não precisa ser hatch, cupê ou sedã - carrocerias mais comuns entre os carros feitos para acelerar. O que importa é o que está sob o capô. E no caso da perua alemã, o que se tem é um motor 4.0 TFSI V8 biturbo capaz de gerar 560 cv de potência e brutais 71 kgfm de torque disponíveis entre 1.750 e 5.500 rpm. O câmbio que distribui toda essa força é o eficiente Tiptronic de 8 velocidades. Aceleramos o superesportivo da Audi em um circuito montado dentro de uma requintado clube de golfe no interior paulista. Por não ser uma pista de corrida, existia uma certa limitação de velocidade - que é um pecado quando se tem em mãos um carro que alcança fácil os 300 km/h.
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Mas o que mais impressiona no RS6 é a aceleração. E isso pudemos constatar. Os mais de 71 kgfm de torque disponíveis desde cedo fazem com que o mais leve toque no acelerador gere uma sensação de levar um coice no tórax. Você é empurrado em direção ao banco de forma bruta - mas não ache que isso é ruim. Ao contrário: a sensação de ter muito poder no pé direito é incrível. A suspensão rebaixada e as grandes rodas de 21 polegadas garantem muita estabilidade nas curvas. Não parece que você está guiando um carro que possui uma enorme traseira e quase 5 metros de comprimento.
Você pode estar imaginando que o superesportivo não é um carro para o dia a dia, pois deve beber litros de gasolina a cada pisada mais firme no acelerador. O consumo de combustível não é algo que tire o sono de quem compra um carro que custa mais de meio milhão. Mas como as montadoras precisam obedecer rigorosa legislação ambiental na Europa, a Audi incluiu sistemas que visam diminuir o consumo e, assim, a emissão de poluentes, como o já conhecido star-stop, que desliga o motor quando o carro para e o religa quando o freio é liberado.
Mas a novidade é o sistema de cilindro sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor quatro-cilindros até que o motorista acelere forte novamente.
No interior, um dos tantos destaque é o sistema de som com 15 auto-falantes e 1.200 watts de potência. É tanto som que você pode até deixar de ouvir o ronco nervoso do motor V8 - o que não é aconselhado, pois o a sinfonia dos oito cilindros em V é melhor do que qualquer música que saia dos alto-falantes.
Ficha técnica
Audi RS6 Avant
Motorização: 4.0 biturbo TFSI
Potencia: 506 cv
Torque: 71,3 Kgfm
Câmbio: Tiptronic 8 velocidades
Velocidade máxima: 305 Km/h
Comprimento: 4.979 mm
Largura: 1.936 mm
Altura: 1.461 mm
Capacidade do porta malas: 565 L
Na sua casa por: R$ 550 mil