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Vrum Responde - Qual a melhor solução para clarear a lente do farol?

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Vrum Responde - Qual a melhor solução para clarear a lente do farol?
Vrum Responde - Qual a melhor solução para clarear a lente do farol? Foto: Vrum Responde - Qual a melhor solução para clarear a lente do farol?


REPARO
Qual a melhor solução para
clarear a lente do farol?

Cláudio Roberto Pereira da Silva
Pirapora (MG)

Tenho um Toyota Corolla XLi 2004 com o qual sofri um acidente, quebrando o farol do lado direito. O componente danificado foi substituído, ficando visível a diferença do facho e da aparência, comparando com o farol do lado esquerdo. Existe algum tratamento para polir a lente do farol? É possível o farol mais velho ter a aparência de um novo?

Caro Cláudio: o ideal nessa situação é trocar os dois faróis, para que não haja comprometimento do sistema de iluminação do carro. Saiba que no mercado de reposição existem empresas que comercializam faróis usados em bom estado ou que trocam apenas a lente do bojo, como uma solução mais barata. Lente velha, suja e amarelada não tem solução. Tem de ser substituída. E não esqueça de solicitar a regulagem do facho dos faróis, para não sair por aí jogando luz nos olhos de outros motoristas.


ABASTECIMENTO
Vai caber mais gasolina
se eu balançar o carro?

Jotemberg Pereira da Silva
jotembergsilva@gmail.com

Outro dia fiquei curioso ao ver um motorista balançando o seu veículo ao abastecer. O tanque já estava cheio, mas o motorista balançava o carro para caber mais gasolina. Então, ao fazer esse movimento, será que o ar cederá e caberá mais combustível em algum lugar mais alto do tanque? Ou isso é bobagem? Fiquei curioso porque já sabemos que a gasolina vai caindo no tanque e o ar imediatamente vai cedendo, pois dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Ao balançar o veículo, isso aumenta o volume de combustível no tanque ou é apenas ilusão? Vez ou outra é possível ver o combustível transbordar na borda, mas não consigo imaginar que ao balançar o veículo esse combustível se acomodará em algum lugar do tanque que estava ocupado pelo ar. Isso é verdade ou mito?

Preste atenção, Jotemberg, para não fazer a mesma besteira feita pelo outro motorista. No alto do tanque tem mesmo que ficar uma bolsa de ar. Primeiramente, para que o combustível não entorne pela tampa, com desperdício e manchando a pintura do carro. Segundo, porque tem um dispositivo chamado cânister, que filtra os gases emitidos pelo combustível do tanque. Se eles chegarem em estado líquido, vai danificá-lo.


PARTIDA
Só devo virar a chave
no apagar das luzes?

Paulo Rodrigues
rodriguesete@hotmail.com

Tenho um Chevrolet Cobalt e gostaria de saber se antes de ligar o carro devo esperar que as luzes do painel se apaguem para dar a partida no carro.

Olhe, Paulo, não é necessário aguardar as luzinhas do painel se apagarem. O que você não pode deixar de fazer, depois de virar a chave e antes de dar no arranque, é verificar se não tem luz de alerta queimada ou com mau contato. Espere só uns 30 a 60 segundos depois de ligar o motor, antes de sair com o carro, para dar tempo de o óleo lubrificante atingir todas as partes internas do motor.


HONDA FIT
É preciso alinhar as rodas
traseiras do meu carro?

Eduardo Bigarelli
São Paulo

Coloquei pneus novos no meu Honda Fit e solicitei que fosse feito o balanceamento e alinhamento do carro. É necessário alinhar as rodas traseiras? Nem encostaram as mãos nelas. Gostaria de saber se é necessário fazer o alinhamento da suspensão traseira.

De fato, Eduardo, em alguns modelos é necessário que se faça o alinhamento das rodas traseiras. Mas no caso do seu Honda Fit, que tem eixo rígido atrás, esse procedimento não é necessário. Basta alinhar as rodas dianteiras. Mas o balanceamento deve ser feito nas quatro rodas.

MANUTENÇÃO
É preciso fazer a cambagem
ao fazer o alinhamento?

Maria Lúcia
dauta@uol.com.br

Toda vez que levo meu Honda CR-V ou qualquer outro veículo para alinhar, me forçam a fazer a cambagem. Dizem que se não fizer vou perder rapidamente os pneus do carro. É realmente necessário fazer a cambagem em todos
os carros?

É sim, Maria Lúcia. Mas saiba que a cambagem não pode ser cobrada separadamente do cáster e convergência. Faz parte do serviço de alinhamento. A cambagem é o grau de inclinação da parte superior da roda, podendo ser negativa (para dentro) ou positiva (para fora) em relação a um plano vertical. A cambagem muito negativa desgasta a parte interna do pneu e a muito positiva desgasta a parte externa do pneu. Portanto, tem que fazer sim!


CÂMBIO
Quando arranha na troca de
marchas pode danificar algo?

Vinícius Eziquiel
São Paulo

Recentemente, ao trocar de marcha no meu carro, de segunda para a terceira, deixei "arranhar" de forma exagerada, sendo que estava a 40km/h e 4.000rpm. De que forma isso pode vir a danificar os sistemas de embreagem e transmissão? O que posso fazer para diagnosticar se o sistema está normal ou se existe avarias?

Bom, Vinícius, para verificar se ocorreram avarias, só mesmo levando o carro a uma oficina para que a caixa de marchas seja aberta. Mas provavelmente não há necessidade disso, principalmente se o câmbio continua funcionando normalmente, engatando as marchas sem problema. Realmente, é bom evitar esse tipo de situação e para isso basta pisar fundo no pedal de embreagem no momento das trocas de marchas. Dependendo da velocidade em que o carro estiver, se você forçar demais pode haver quebra de engrenagens da caixa. E se isso acontecer o prejuízo vai ser grande!

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