Depois de se envolver no escândalo que ficou conhecido mundialmente como “Dieselgate”, por falsificar resultados de emissões de poluentes dos motores a diesel que equipam alguns de seus modelos na Europa e Estados Unidos, a Volkswagen prometeu se redimir do erro lançando os modelos totalmente elétricos da família ID. A ideia é neutralizar as emissões de CO² até 2050. Como parte desse projeto, a marca alemã apresentou os modelos ID.3 e ID.4 para toda a América Latina, mas sem revelar versões, preços e quando chegarão por aqui. O certo é que a VW está atrasada em relação à concorrência, que já deu os primeiros passos rumo à eletrificação no mercado brasileiro.
A família ID da VW é composta por veículos elétricos que podem gerar potência máxima de 299cv e autonomia de até 550 quilômetros. Os modelos ID.3 e ID.4 já são comercializados em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Agora, de acordo com Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, chegou a vez dos dois modelos serem conhecidos na nossa região. Porém, o executivo não revelou quando os modelos estarão à venda no Brasil e em outros países latinos.
A estratégia de descarbonização da Volkswagen visa neutralizar as emissões de CO² até 2050 com modelos elétricos, que na América Latina se juntarão no futuro aos híbridos e flex com etanol. Em 2029, a Volkswagen lançou no Brasil o Golf GTE híbrido plug-in. Neste ano, foi a vez do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. A VW informa que as primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina para clínicas com clientes, teste drive e exposições na região.
ESTILO Para elaborar os desenhos dos modelos ID.3 e ID.4 os designers da VW receberam uma orientação fundamental: ambos não poderiam parecer em nada com os veículos a combustão. O resultado foi definido como “automóveis de proporções únicas, linhas limpas, puras e extremamente modernas”. Com distância entre-eixos longa, balanços dianteiro e traseiro curtos e rodas grandes, além de faróis e lanternas com desenho exclusivo, o ID.3 e o ID.4 têm personalidade própria.
Construídos sobre a plataforma MEB, exclusiva para os carros elétricos da marca, todos os IDs trazem as baterias posicionadas no assoalho do carro, sem comprometer o espaço no habitáculo. O compartimento onde estaria o motor a combustão foi transformado em área para bagagem. A VW revela que o ID.3 tem dimensões externas equivalentes às do Golf, mas com espaço interno similar ao do Passat.
Sem revelar muitos detalhes técnicos sobre os modelos, a VW informa apenas que um modelo ID pode ter motor elétrico que gera de 145cv a 299cv, com autonomia variando de 330 a 550 quilômetros. Já o sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).
Outra vantagem destacada nos modelos ID.3 e ID.4 é que eles podem receber constantemente atualizações dos softwares, como acontece com os smartphones. Os modelos ID contam ainda com head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação. É importante destacar também que os modelos da família ID receberam a nota máxima (cinco estrelas) no Euro NCAP na proteção para adultos e crianças.