Mais um modelo de entrada da Volkswagen se adequa às novas normas de segurança para continuar no mercado. Depoid de Gol e Voyage, chega a vez do Fox 2021 incorporar itens como apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos retrátil para todos os passageiros, além da ancoragem de assento infantil tipo Isofix e Top Tether.
Diferente do que a marca faz parecer, de que os modelos receberam “importantes itens de segurança”, o conteúdo descrito só foi adicionado por exigência da Resolução 518/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para o pequeno up!, ainda espera-se que a norma seja cumprida, mas homologando o veículo para apenas quatro passageiros, o que dispensaria novos investimentos.
O impacto da pandemia do coronavírus na indústria automotiva provou que a decisão de adaptar os veículos às novas exigências foi acertada, uma vez que, nas palavras do CEO da Volkswagen Pablo Di Si, o novo cenário econômico pode dar sobrevida a modelos atuais como a linha Gol, Saveiro e Fox.
Modelo que há mais tempo não recebe um investimento considerável, o Fox é oferecido em duas versões. A Connect (R$ 54.060) traz de série retrovisores com ajuste elétrico e função tilt down, sensores traseiros de estacionamento, controle automático de velocidade, rodas de liga leve de 15 polegadas e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, além do sistema multimídia Composition Touch, com tela de 6,5 polegadas, App-Connect (Android Auto e Apple CarPlay) e volante multifuncional com comandos do som.
A versão mais equipada é a Xtreme (R$ 59.630), que acrescenta barras longitudinais no teto, câmera de ré, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, grade dianteira em colmeia, molduras nas laterais e nas caixas de rodas, faróis com lentes escurecida e luzes auxiliares que reúnem três funções: neblina, longo alcance e cornering light. O conjunto mecânico é sempre o motor 1.6, com até 104cv de potência, e câmbio manual de cinco marchas.