UAI

VW Golf GTI W12 - Que tacada!

Montadora alemã deixa visitantes de feira de peças e acessórios, na Áustria, de boca aberta, ao apresentar conceito que impressiona pelo estilo agressivo e motor de 650cv

Publicidade
Foto:

A Volkswagen parece ter gostado da idéia de usar o poderoso motor W12 biturbo em alguns de seus modelos. O primeiro a receber a usina de força foi o utilitário-esportivo Touareg, que, em 2004, ganhou edição limitada em 500 unidades, equipadas com o propulsor 6.0 de 12 cilindros em W e 450cv de potência. Era o mesmo motor do Audi A8 W12.

Mas, na semana passada, a montadora alemã abusou e fez mais do que apresentar uma versão com mecânica nervosa. Durante a Wörthersee Tour 2007, feira de peças e acessórios realizada na Áustria, a VW mexeu com a imaginação dos visitantes do evento ao expor o Golf GTI W12, um conceito que, por enquanto, não tem previsão de ser produzido para venda. Afinal, quem não gostaria de ter na garagem de casa um belo modelo de estilo esportivo, equipado com motor W12 de 650cv de potência a 6.000rpm e torque de 76,5kgfm a 4.500rpm? Pode acreditar, é tudo isso mesmo!

É claro que tamanha usina não caberia na frente do carro e a engenharia da montadora, então, optou por instalar o motor atrás dos bancos dianteiros. Para completar o conjunto, um câmbio automático de seis velocidades, que faz o resto do serviço. Deve ser difícil controlar as rodas traseiras, depois que se pisa fundo no acelerador. O carro tem velocidade máxima de 325km/h e acelera de 0 a 100km/h em absurdos 3,7 segundos. Haja pista para tanta velocidade.

Transformação

Para comportar tal conjunto mecânico, a carroceria do Golf teve que ser transformada. O carro ficou mais baixo e mais largo, mas manteve as portas, capô e faróis do modelo de série. Nas laterais e nas colunas traseiras foram feitas entradas de ar para facilitar a refrigeração do motor, proporcionando aspecto ainda mais esportivo.

Os aficionados por velocidade podem questionar a ausência de um grande aerofólio na traseira, para manter o carro colado ao chão. A montadora optou por usar um teto especial em fibra de carbono, que atua como um grande difusor, direcionando o ar para o pequeno aerofólio traseiro. Para calçar as imensas rodas, a VW teve que encomendar os pneus de medidas especiais. É ou não é um sonho de consumo?