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VW Polo - Dois coelhos numa cajadada

Ao lançar modelo, esta semana, com as mesmas linhas do europeu, Volkswagen resolve dois problemas que limitavam vendas: design e preço

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Faróis se agrupam, e a frente adotou novas tomadas de ar e a vamosa grade em V, característica da marca

Águas de São Pedro (SP) - O Polo foi lançado no Brasil em 2002, com carrocerias hatch e sedã, motores 1.6 e 2.0. Apesar de ser compacto e contar com excelente mecânica e acabamento interno de muita qualidade (incluído portanto num segmento que convencionou-se chamar de compact premium), suas vendas nunca foram brilhantes.

Quatro anos depois, a fábrica traz para o Brasil o mesmo bisturi utilizado pela matriz na Alemanha e muda radicalmente a frente do carro, eliminando os mais que discutíveis faróis circulares. A traseira de ambos (hatch e sedã) passou também por uma pequena plástica e ganhou lanternas maiores e mais modernas.

Outras alterações não foram feitas, e nem precisava, pois o Polo tem tudo nos trinques: motor, câmbio, transmissão, freios, suspensão, ergonomia, acabamento interno etc. Todo o carro foi bem projetado e ainda está atualizado em relação ao modelo europeu. É agradável de dirigir, confortável e silencioso. Aliás, parte do sucesso do Fox deve-se exatamente à sua plataforma mecânica, que compartilha com o Polo.

Com alterações, VW Polo rejuvenesceu e ganhou mais personalidade. Já o modelo anterior, com faróis duplos, não caiu no gosto do consumidor brasileiro


O hatch vem equipado exclusivamente com o motor 1.6 flex, que desenvolve 101cv quando abastecido com gasolina e 103cv com etanol. O sedã oferece também a motorização 2.0 de 116cv, só a gasolina. No hatch, o motor 1.6 vai bem. Mas, para quem aprecia um desempenho mais picante ou anda sempre muito carregado, os 15 cavalos a mais oferecidos no de dois litros são bem vindos (e até recomendáveis) no sedã.

Preço reduzido

Compacto, o Polo revela o obsoletismo do Gol, pois tem praticamente as mesmas dimensões (hatch) contando, entretanto, com mais espaço interno, segurança e dirigibilidade. Além disso, oferece – de série – vários equipamentos de conforto e segurança, além de inovações eletrônicas, como o Parking Sensor (sensores de estacionamento no pára-choque traseiro) e o Tilt Down (espelho retrovisor direito que se articula ao engatar a ré para facilitar a manobra de estacionar). Coisas que habitualmente só se encontram em modelos maiores, mais caros e luxuosos.

Apesar de toda essa sofisticação, a Volkswagen manteve o preço do hatch em R$ 39.990, e foi mais objetiva ainda no do sedã, reduzido (motor 1.6) em R$ 2 mil, para R$ 41.990.

Uma versão esportiva do Polo, a GTI, será importada ainda este ano para o nosso mercado. Leia esta máteria e a ficha técnica e equipamentos no Veja Também (canto superior direito desta página).


(*) Jornalista viajou a convite da Volkswagen