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VW Polo Track tem nota do teste de colisão divulgada pelo Latin NCAP; confira

O hatch de entrada da Volkswagen manteve a nota do Polo, mas apresentou piora em teste específico; confira

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Hatch havia recebido nota máxima em sua última geração
Hatch havia recebido nota máxima em sua última geração Foto: Hatch havia recebido nota máxima em sua última geração

No fim do ano passado, o Latin NCAP realizou testes de impacto no novo VW Polo reestilizado. Agora, com a chegada do VW Polo Track, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe resolveu atualizar os resultados para o modelo. Como era de se esperar, não houve grandes mudanças em relação a versão reestilizada e o modelo manteve as três estrelas da versão anterior.

Segundo o Latin NCAP, o novo teste se justifica pelo fato de o VW Polo e o Polo Track serem produzidos em fábricas diferentes. Além disso, o programa conclui que "a única diferença encontrada é uma atualização no teste de impacto lateral do poste, que foi modificado de amarelo para laranja, oferecendo agora proteção marginal".

Como ficaram os números específicos do novo VW Polo Track?

VW Polo Track em colisão lateral no Latin NCAP
Modelo chegou ao final dos testes de colisão com média geral de 29.28 pontos, ou seja, 73%

De acordo com o Latin NCAP, a falta de disponibilidade de tecnologias como frenagem autônoma de emergência e permanência em faixa e dos airbags de cortina foram os principais motivos para o modelo receber três estrelas. Apesar disso, o órgão relatou com detalhes os pontos fortes e fracos do hatch de entrada da Volkswagen nos testes de impacto realizados.

Em impacto frontal, o Polo Track ofereceu boa proteção à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro. Além disso, os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa; as canelas do motorista receberam proteção adequada e boa (no lado esquerdo) e do passageiro apresentaram proteção boa.

Já no impacto lateral, cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção; e o tórax recebeu proteção adequada. No impacto lateral contra um poste, cabeça e pelve receberam boa proteção; o tórax recebeu proteção marginal; e o abdômen proteção adequada. Por fim, no impacto traseiro, a proteção do banco e do encosto de cabeça contra efeito chicote também foi boa.

No que diz respeito aos pedestres, o veículo apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna teve proteção marginal, enquanto a parte inferior teve boa proteção. Já nos recursos de segurança, o VW Polo Track não traz sensores de ponto cego, limitador de velocidade e assistente de faixa, por isso recebeu nota inferior na categoria.

Conclusão sobre o teste

Ao ser submetido aos testes de impactos frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e controle de estabilidade (ESC), o VW Polo Track alcançou os seguintes resultados:

  • 73% em ocupante adulto;
  • 71% em ocupante infantil;
  • 51% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis em estradas
  • 58% sistemas de assistência à segurança.

Com isso, atingiu as três estrelas no Latin NCAP, ou seja, duas a menos do que havia recebido no lançamento de sua geração passada, em 2017.