UAI

VW Virtus recebe nota máxima nos testes do Latin NCAP

Sedan compacto é o terceiro modelo da marca alemã a receber cinco estrelas em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP

Publicidade
No teste de impacto frontal a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi considerada boa
No teste de impacto frontal a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi considerada boa Foto: No teste de impacto frontal a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e passageiro foi considerada boa

Enquanto algumas marcas penam com as notas baixas de seus modelos nos testes de segurança do Latin NCAP, a Volkswagen comemora as cinco estrelas (nota máxima) obtidas por mais um de seus modelos, o terceiro. Trata-se do VW Virtus, que foi aprovado com nota máxima pela entidade que avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na América Latina e Caribe. Os Volkswagen Nivus e Taos também já haviam recebido cinco estrelas nos testes de segurança

Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do VW Virtus produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para quatro países nas América do Sul: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai.

O sedan compacto reestilizado foi apresentado em fevereiro deste ano e, além de pequenas modificações visuais, trouxe iluminação em LED. É o único modelo da linha Volkswagen que traz três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.

No quesito assistências ao condutor, o VW Virtus traz desde a versão de entrada o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Start/Stop, seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), entre outros.

volkswagen virtus vermelho 2023 crash test do latin ncap nota maxima cinco estrelas impacto lateral
No impacto lateral, o VW Virtus apresentou boa proteção à cabeça, abdômen e pélvis

Mais rigor nos testes do Latin NCAP

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação: Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os grupos.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos o teste é realizado por meio de impacto frontal a 64km/h contra uma barreira deformável, com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29km/h em direção a um poste).

Nesse teste verifica-se a frenagem autônoma de emergência até 50 m/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças a avaliação tem como base os resultados obtidos nos impactos frontal e lateral. São avaliados ainda os itens de proteção às crianças, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

No grupo de Proteção aos Pedestres são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor são avaliados a performance de dispositivos como alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80km/h.

Virtus fabricado na Índia já havia recebido cinco estrelas

Em 2022, o Latin NCAP já havia avaliado o novo VW Virtus fabricado na Índia, e o modelo foi contemplado com cinco estrelas nos testes de impacto. Agora, a entidade testou as unidades fabricadas no Brasil para verificar se ambas as origens têm o mesmo desempenho de segurança. O processo de auditoria demonstrou que o novo VW Virtus fabricado no Brasil corresponde ao desempenho de cinco estrelas do Latin NCAP do modelo fabricado na Índia.

O VW Virtus foi atualizado em 2022 em termos de segurança para o mercado latino-americano. O modelo oferecia, inicialmente, proteção lateral com airbags de cabeça e tórax, e foi atualizado para um sistema de proteção lateral de cabeça com airbags de cortina e do corpo. O Virtus traz ainda tecnologias ADAS como equipamento opcional, de acordo com as recomendações do Latin NCAP.

https://youtu.be/SpsbKbqW_T4

Considerações do Latin NCAP em relação ao VW Virtus

De acordo com o Latin NCAP, em relação ao impacto frontal com o VW Virtus, a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção do tórax do motorista foi adequada e a do passageiro, boa. A proteção dos joelhos para o motorista e passageiro foi boa. As canelas do motorista e a canela esquerda do passageiro ofereceram proteção adequada e a canela direita do passageiro recebeu boa proteção.

A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável, sendo capaz de suportar maiores cargas. Já no impacto lateral no VW Virtus, cabeça, abdômen e pélvis receberam boa proteção. O tórax recebeu proteção adequada.

No impacto lateral de poste com o VW Virtus, cabeça, abdômen e pelve receberam boa proteção, enquanto o tórax ganhou proteção marginal. O modelo mostrou também boa proteção para o pescoço. O Latin NCAP afirmou ainda que o sedan compacto da VW atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro e destacou o sistema de frenagem autônoma (AEB).

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas