Se os celulares da Xiaomi já têm seu público cativo, em breve a marca chinesa pretende entrar também para o ramo dos carros elétricos. Um protótipo desse veículo já foi produzido, mas a expectativa é que o modelo chegue ao mercado apenas em 2024.
A marca chinesa deve fazer sua estreia no mercado automotivo com um... sedã? Isso mesmo, de acordo com o Pandaily, o "batismo" da marca no ram dos elétricos não será a bordo de um SUV, como seria mais certo em ser apostar.
O carro elétrico da Xiaomi terá duas plataformas. A mais acessível, terá conjunto de baterias com tensão de 400V, enquanto a mais cara será de 800V. A estimativa é de que o veículo terá preço inicial de 300 mil yuans, algo na casa dos R$ 220 mil. Não achamos tão barato assim.
Carro elétrico da Xiaomi terá tecnologia autônoma
Ao menos o carro elétrico terá tecnologia autônoma própria. Atualmente existem cerca de 140 veículos em teste na China, com unidades no BMW Série 5 e do BYD Han já flagradas testando o sistema autônomo, que deverá se chamar Xiaomi Pilot.
Em 2021, o investimento inicial na Xiaomi EV Company Limited, a divisão automotiva da empresa de tecnologia, foi de 1,5 bilhão de dólares. A empresa planeja gastar mais 10 bilhões de dólares nos próximos 10 anos. Hoje, mais de mil funcionários trabalham nesse projeto.
- Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas
A fábrica de veículos ainda está em construção na China, com conclusão prevista para 2024. Localizada em Pequim, a planta terá capacidade para produzir 300 mil veículos por ano.
Marca de smartphone já se arriscou no mercado automotivo
A Xiaomi já havia se arriscado no segmento automotivo, porém não o de carros elétricos. O Bestune T77, um SUV médio, foi lançado em 2019. O veículo trazia um motor 1.2 turbo com 143cv de potência e 20,8kgfm de torque. Mais que o preço atraente, o que mais chamou a atenção no veículo foi a assistente virtual em formato de holograma.