Todo motorista já passou pelo inconveniente de ter encontrado seu carro "batizado" com xixi de cachorro. Se é chato quando é seu o animal, imagine quando quando o autor é um cão de um vizinho, ou mesmo de rua? Por esse motivo, separamos algumas técnicas que vão evitar que os "Caramelos" escolham o seu carro para se aliviar.
Vamos começar com os motivos que levam os cachorros a fazerem xixi no seu carro. Segundo os veterinários, o hábito de urinar em objetos ou áreas específicas serve para marcar território, sobretudo para os machos. Como o olfato desses animais é muito sensível, eles conseguem identificar quem esteve ali anteriormente.
Outro fator que pode resultar em xixi de cachorro no seu carro é que os pneus transitam por diferentes espaços, acumulando vários odores. E isso chama a atenção do cão, que "entende" esses cheiros como a presença de outros animais. Daí, para mostrar dominância, ele usa seu carro como banheiro.
Pet no carro: 8 dicas para viajar com conforto e segurança
Como o xixi de cachorro pode estragar o carro?
- Mancha nos pneus: como o PH do xixi de cachorro é ácido, inicialmente pode causar apenas uma mancha no pneu, afetando a estética do carro. Porém, é aconselhável limpar logo a região, já que, conforme o tempo que a urina permanece sobre a borracha, a reação se torna mais corrosiva.
- Corrosão das rodas: mas, quem mais sofre as consequências do xixi de cachorro são as rodas. É que a acidez da urina dos cães é tão forte que compromete a estrutura metálica, e as rodas de aço sofrem mais do que as de alumínio. O cubo, a cabeça dos parafusos e as roscas são as partes que mais oxidam. A médio e longo prazo, os parafusos podem travar ou quebrar, com possibilidade de gerar um acidente.
- Componentes de borracha: como o próprio material absorve mais o xixi de cachorro, os componentes de borracha do carro são bastante prejudicados: conexões hidráulicas, suspensões, tubulações e dutos do sistema de freios. A urina faz com que as peças fiquem duras, trêmulas e emitam ruídos desagradáveis, comprometendo a segurança.
Como evitar os prejuízos?
Ao encontrar xixi de cachorro no carro, a melhor coisa que você pode fazer é lavar os pneus e toda a área atingida o mais rápido possível. Mas, existem alternativas para evitar esse tipo de situação:
- Capas de proteção: existem capas protetoras que são colocadas no carro para proteger contra o xixi de cachorro. Elas são feitas de tecido impermeável, mas também existem modelos de materiais plásticos. O preço médio varia entre R$ 70 a R$ 90, o kit com quatro capas.
- Repelente: o uso de um repelente sanitário pode evitar o xixi de cachorro no seu carro. Esse produto, disponível em lojas especializadas, contem um inibidor que espanta o animal, bastando borrifar no local.
- Adestramento: outro recurso para combater o xixi de cachorro no carro pode ser o adestramento, onde o animal entende um ensinamento e se acostuma com ele. Cães adultos também podem ser treinados.
- Castração: outro método que pode evitar o xixi de cachorro no carro é a castração. Porém, a médica veterinária Ana Paula Sanches Barcelos, das clínicas Petz, alerta que sua eficácia depende da personalidade do animal e de seus costumes antes do procedimento.
“Cães que já aprenderam a levantar a perninha para fazer xixi podem, na maioria das vezes, manter esse hábito depois da castração. Já cães filhotes que ainda não começaram a levantar a perna tendem a continuar a fazer xixi agachados”, esclarece a veterinária.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!