A chinesa BYD acaba de apresentar os dois primeiros modelos da sua submarca premium Yangwang. Um é o SUV de luxo U8, que levará sofisticação para ambientes empoeirados e de pisos irregulares. O outro é o Yangwang U9, um supercarro elétrico capaz de acelerar até 100km/h em incríveis 2 segundos. Ambos são construídos sobre a nova plataforma e4 e trazem tecnologias de ponta em segurança e desempenho.
A plataforma e4 traz propulsão independente de quatro motores elétricos e tem capacidade de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente. A intenção da BYD é produzi-la em massa na China. A plataforma e4 é o ponto de partida da marca Yangwang.
O conceito dessa tecnologia foi apresentado há 20 anos, no protótipo BYD ET. Nela, quatro motores elétricos acionam separadamente as quatro rodas, garantindo segurança e desempenho. Se ocorrer o estouro de um dos pneus, por exemplo, a tecnologia pode ajustar o torque das três rodas restantes com precisão de milissegundos, ajudando o veículo a frear de forma mais estável, minimizando o risco de acidentes.
Os modelos Yangwang trazem, ainda, a tecnologia IP68 à prova d'água e vedação da carroceria para permitir que os veículos flutuem sobre a água por meio do controle vetorial independente de quatro rodas. A plataforma garante desempenho excepcional, permitindo o uso de conjunto propulsor com potência superior a 1.100cv, atingindo 20.500rpm.
Modelos premium elétricos Yangwang
A apresentação dos modelos Yangwang U8 e U9 foi feita recentemente na China. O U8 é um SUV off-road elétrico, projetado para encarar situações radicais no off road. Com mais de 5 metros de comprimento e 2m de largura, o modelo adota o conceito de design Time Gate, marca registrada da Yangwang.
O Yangwang U9 é um supercarro puro elétrico de alto desempenho, acelerando até 100km/h em apenas 2 segundos. O modelo traz rigorosos padrões de segurança, mostrando-se confortável na cidade e com uma condução verdadeiramente esportiva nas rodovias.
O logotipo Yangwang é inspirado na inscrição da palavra chinesa "?" (que significa eletricidade). Como um dos hieróglifos mais antigos e reconhecidos no globo terrestre, o símbolo "?" testemunhou a implicação evolutiva da eletricidade, que remete ao progresso da civilização humana.
A Yangwang terá uma rede independente de concessionárias com tudo o que uma marca premium pode oferecer, A Yangwang pretende redefinir o padrão de desempenho dos elétricos premium com a capacidade industrial abrangente da BYD após 20 anos de esforços e pesquisas.
História da BYD no mercado brasileiro
Em 2015, a BYD iniciou a sua história no Brasil ao inaugurar sua primeira unidade de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Dois anos depois, foi aberta a segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
A terceira fábrica veio em 2020, no Polo Industrial de Manaus (AM), produzindo baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) para abastecer a frota de ônibus elétricos. A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.
A BYD também comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e, atualmente, conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.
Fique de olho nas dicas do Boris. Ele aponta todas as picaretagens do mercado pra você.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas