x
UAI
OITAVA GERAÇÃO

Nova geração do BMW Série 3: veja a projeção e quando chega ao mercado

Novo design promete faróis mais afilados, inspiração no Série 5 e maiores diferenças entre as versões a combustão e elétricas

Publicidade
Nova geração do BMW Série 3 (projeção)
Nova geração do BMW Série 3 (projeção) Foto: Reprodução/Kolesa

A BMW lançou a sétima geração do Série 3 em março de 2019, após sua apresentação no Salão do Automóvel de Paris em 2018. Mesmo consolidado globalmente, a montadora alemã já trabalha na oitava geração, que deve estrear em 2026 como linha 2027.

Recentemente, o site russo Kolesa, famoso por suas projeções realistas, divulgou uma interpretação do futuro Série 3 com base em protótipos camuflados vistos na Europa. 

A projeção sugere faróis ainda mais afilados, a grade “duplo rim” mais achatada, novos elementos no para-choque e rodas redesenhadas. Na traseira, o modelo lembra o Série 5, dando ao sedã um visual mais elegante e agressivo. Nas laterais, destacam-se maçanetas embutidas, reforçando ainda mais o aspecto moderno.

Porém, em termos de dimensões, as mudanças aparentam ser mínimas, o que se explica pela manutenção da plataforma CLAR na nova geração. Além disso, a BMW pretende diferenciar o visual dos modelos a combustão em relação às versões elétricas, que atualmente são muito semelhantes por compartilharem praticamente a mesma estrutura.

Nova geração do BMW Série 3 (projeção)
Nova geração do BMW Série 3 (projeção) Foto: Reprodução/Kolesa

Para isso, a montadora alemã planeja adotar visuais distintos e plataformas diferentes nas futuras gerações. Enquanto os modelos elétricos utilizarão a arquitetura Neue Klasse, com design mais futurista, os modelos a combustão manterão a base CLAR e um visual mais tradicional.

Embora ainda sejam chamados de “modelos a combustão”, é provável que esses veículos passem a incorporar motores híbridos-leves, com pequenos propulsores elétricos, para atender às legislações ambientais cada vez mais rígidas. Esses ajustes devem melhorar os índices de emissões, mantendo os consagrados motores 2.0 turbo e 3.0 turbo de seis cilindros, dependendo do mercado.

 Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!