A Ford revelou nesta segunda-feira (26) o facelift de meia-vida da nova F-150 no Brasil. Com o novo visual apresentado pela primeira vez em setembro do ano passado no Salão de Detroit, a picape de grande porte agora chega ao mercado brasileiro com atualizações no design e a retirada da versão Platinum, que anteriormente ocupava o posto de topo de linha. Essa posição agora é assumida pela configuração Lariat, disponível em dois tipos de acabamento (Lariat e Lariat Black), mantendo o preço de R$ 519.990. A picape está em pré-venda.
A picape, que pesa 2.517 kg, recebeu um novo conjunto óptico frontal em LED, mais moderno e com formato em “F”. A grade frontal também foi modificada, agora com duas barras horizontais e o novo logotipo da marca ao centro. A grade do radiador ganhou elementos em forma de colmeia, e o para-choque foi redesenhado, apresentando luzes auxiliares maiores.
Nas laterais, a F-150 exibe novas rodas de 20 polegadas com pneus 275/60. Na versão Lariat Black, os elementos cromados da versão Lariat são quase todos substituídos por detalhes em preto brilhante, incluindo as rodas, grade, para-choque, estribo lateral e retrovisores externos.
A traseira também foi revisada, com novo design das lanternas. Na Lariat Black, há um escapamento duplo, enquanto a Lariat tradicional possui um escapamento lateral.
Uma novidade interessante na parte traseira são as lanternas traseiras com grafismo em LED que indicam, temporariamente, o peso carregado na caçamba. Essas luzes, que lembram um medidor de bateria de celular, acendem e mostram a informação na central multimídia. O sistema opera por meio de um sensor na suspensão, calculando o peso através de algoritmos.
Outra novidade introduzida na Ford F-150 é a tampa da caçamba de 1.370 litros com tecnologia multiacesso, chamada de Pro Access. Essa tampa pode ser aberta de maneira tradicional, como em qualquer picape, ou lateralmente, como uma porta no meio da tampa. Além disso, a tampa tem abertura elétrica e suporta até 681 kg de carga.
No interior, a F-150 recebeu novas opções de cores e materiais de acabamento. O painel foi redesenhado para conectar o painel de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12 polegadas. A tela central utiliza o sistema SYNC 4, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A caminhonete também vem equipada com um sistema de áudio B&O de 14 alto-falantes, câmera 360°, entre outros recursos.
Outra adição é o Head-Up Display, que projeta informações no para-brisa para o motorista. A versão Lariat agora também inclui um apoio de braço que pode ser transformado em uma mesa.
No quesito segurança, a F-150 vem equipada com oito airbags, piloto automático adaptativo com função stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, controle de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura para reboques, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático.
Em termos de motorização, não houve alterações. A F-150 mantém o motor Coyote V8 5.0, que entrega 405 cv e 56,7 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de dez marchas. A tração é 4X4, com opção de modo automático e reduzida.
O tanque de combustível de 136 litros oferece, segundo a Ford, uma autonomia de mais de 1.000 km, com um consumo de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. O motor é exclusivamente a gasolina.
O modelo já está em pré-venda, com entregas previstas para setembro e outubro. Os clientes podem escolher entre as cores Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco.
Além disso, a F-150 pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, que inclui itens como santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler de cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.