A Audi finalmente revelou a nova geração do Q5 na Europa, trazendo a identidade visual renovada da marca, que começou com os veículos elétricos. O SUV mantém o motor turbodiesel e apresenta um interior totalmente reformulado. As vendas na Europa estão previstas para o primeiro trimestre de 2025, juntamente com o esportivo SQ5.
Desde o lançamento da segunda geração em 2016, o Audi Q5 não passou por mudanças significativas, o que o tornou um modelo relativamente desatualizado no mercado. Com a nova estratégia da Audi, que diferencia os modelos pares como elétricos e os ímpares como a combustão, a marca aproveitou para renovar o Q5.
Essa novidade chega para competir diretamente com rivais como o BMW X3, que terá sua nova geração lançada em novembro na Europa, e o Mercedes-Benz GLC, cuja nova geração, lançada em 2022, já está disponível no Brasil.
COMO É O NOVO AUDI Q5?
A montadora alemã conseguiu preservar a identidade do Q5, mantendo seu charme enquanto adotava um visual mais agressivo. Isso se deve principalmente aos novos faróis 100% em LED, mais afilados e inclinados para baixo, além de uma grade frontal com um design atualizado e um para-choque redesenhado, que agora exibe entradas de ar no lugar dos antigos faróis auxiliares.
Nas laterais, o Audi Q5 pode vir equipado com rodas de 17 a 21 polegadas, dependendo da versão, com design diamantado que integra o pacote Audi Sport. Na traseira, as lanternas em OLED oferecem 266 combinações de iluminação e são interligadas por uma faixa luminosa que percorre toda a tampa do porta-malas, seguindo o estilo visto na linha e-tron e na linha A5.
Uma novidade é a luz de projeção no spoiler traseiro, que exibe um gráfico na janela traseira, ampliando a área de iluminação das luzes de freio. É a primeira vez que a Audi adota essa tecnologia em um de seus carros.
O novo Q5 também cresceu em tamanho, medindo agora 4,71 metros de comprimento (anteriormente 4,68 m), 1,90 m de largura (ante os 1,89 m), 1,65 m de altura (comparado aos 1,62 m anteriores) e com um entre-eixos de 2,82 metros (antes 2,81 m). No entanto, o porta-malas diminuiu de 520 litros para 465 litros.
MOTORIZAÇÃO
Mesmo mantendo o mesmo motor, a grande novidade do Q5 é a introdução da tecnologia MHEV Plus (micro-híbrida avançada), que transforma o modelo em um híbrido-leve capaz de atuar de forma semelhante a um híbrido completo (HEV) em determinadas situações, como ao manobrar ou estacionar o veículo.
A bateria é de lítio-ferro-fosfato (LFP), com capacidade de 1,7 kWh. O modelo conta com um gerador de partida por correia e um novo gerador de transmissão diretamente acoplado ao eixo de saída, que pode aumentar a potência em até 24,5 cv. A principal função do motor elétrico é movimentar o veículo em baixas velocidades, ajudando a reduzir o consumo de combustível.
O motor permanece o 2.0 TFSI ou TDI de quatro cilindros, disponível na Europa em versões a gasolina ou diesel, respectivamente. O motor a gasolina entrega 204 cv e 30,9 kgfm de torque, com tração dianteira. Já o diesel gera 204 cv e 40,7 kgfm de torque, com tração integral.
Na configuração esportiva, o SQ5 vem com um V6 3.0 TFSI de 367 cv e 56 kgfm de torque, também com tração integral. Todas as versões utilizam uma transmissão automática de dupla embreagem com sete velocidades.
Em 2025, a Audi planeja lançar uma versão híbrida plug-in do Q5, com potência de 299 e 367 cv, dependendo da bateria, e uma autonomia elétrica superior a 80 km. A segunda geração do modelo, por sua vez, oferece uma autonomia elétrica de até 60 km.
INTERIOR
Assim como nos novos modelos inspirados na linha e-tron, o interior do Q5 foi completamente renovado, trazendo uma atualização para o SUV. O modelo agora conta com telas OLED curvas, incluindo um painel de instrumentos de 11,9 polegadas e uma tela central de 14,5 polegadas. Há ainda uma tela opcional de 10,9 polegadas destinada ao passageiro.
O sistema de som é composto por 16 alto-falantes assinados pela Bang & Olufsen Premium, com um amplificador de 685 watts que cancela o ruído interno. Além disso, o Audi Assistant, que utiliza o ChatGPT para responder perguntas, está presente no modelo, uma tecnologia que a Volkswagen já havia introduzido em seus veículos e agora chega à linha Audi.
O pacote ADAS é bastante completo, incluindo piloto automático adaptativo com sistema Stop & Go, frenagem automática de emergência, assistente de centralização e alerta de faixa, entre outros recursos.
O Adaptive Driving Assistant Plus usa dados de mapas de alta resolução e informações de outros veículos, calculadas na nuvem, para otimizar o reconhecimento de sinais de trânsito, auxiliar na aceleração, manter a velocidade e a distância, além de ajudar na orientação da faixa.
PREÇO
O Audi Q5 na versão a gasolina com tração dianteira começa em 54.650 euros (aproximadamente R$ 327 mil). A versão turbodiesel custa 57.100 euros (cerca de R$ 357 mil), enquanto a versão esportiva, SQ5, não sai por menos de 82.900 euros (R$ 514,8 mil). A carroceria Sportback será lançada posteriormente.
No Brasil, o modelo ainda não tem data de lançamento definida e deve chegar bem depois, já que os mercados com maior participação da Audi são a América do Norte e a Europa.
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