A Stellantis publicou, nesta quinta-feira (20), um vídeo de seu primeiro sistema de direção autônoma, chamado STLA AutoDrive. De acordo com a empresa, a tecnologia permite com que o motorista usufrua do "hands-free and eyes-closed" (mãos livres e olhos fechados). Para exemplificar este lema, a marca mostra um homem usando o sistema em um Jeep Wagoneer S. Assista abaixo.
Com o STLA AutoDrive, o veículo consegue dirigir, frear e manter distância de outros carros de forma totalmente automática. O sistema de condução autônoma é limitado a velocidades de até 60 km/h, mas pode ser acionado de dia ou à noite e até mesmo em situações em desfavoráveis, como em chuvas leves.
Segundo a Stellantis, esta é a primeira versão da tecnologia, que deverá ser atualizada para funcionar em velocidades de até 95 km/h. O conglomerado diz que, com o sistema, o motorista poderá "aproveitar o tempo de forma mais produtiva, seja assistindo a um filme, checando e-mails, lendo um livro ou apenas apreciando a vista".
Como funciona?
Conforme é possível averiguar no vídeo, o motorista é informado que pode utilizar o STLA AutoDrive e pode acioná-lo apertando um botão. Em seguida, o sistema assume o comando do veículo, mantendo distância dos outros carros e controlando a velocidade de acordo com o tráfego.
O STLA AutoDrive ainda está em fase de testes. Porém, a Stellantis já avisou que todas as marcas de seu grupo poderão utilizar a tecnologia. Atualmente, o conglomerado tem Fiat, Peugeot, Citroen, Jeep e Ram como principais marcas.
Apesar disso, apenas alguns países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha, permitem o uso de carros com direção autônoma. No Brasil, recentemente, o Congresso começou a discutir a regulamentação do tema.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!