Você já deve ter me ouvido falar sobre a pi-ca-re-ta-gem dos economizadores de combustível. Eu já cansei de criticá-los (quaisquer que sejam eles) aqui: afinal, no dia em que houver um bom economizador, pode ter certeza de que a fábrica será a primeira a instalá-lo nos carros zero-quilômetro. Pois quem é que não quer reduzir o consumo do automóvel, não é mesmo?
Existe até economizador à base de um gerador de hidrogênio. Imagine só: o gerador de hidrogênio, em teoria, é ótimo, porque ele fornece hidrogênio (H2) para o motor. Mas o caso é que ele acaba com a bateria do carro.
E, por falar em bateria, surgiu, agora, uma pi-ca-re-ta-gem que nem mesmo eu imaginava que pudesse acontecer: já estão oferecendo, no mercado internacional, um equipamento que, supostamente, faz aumentar a autonomia, o alcance, do carro elétrico. Dá para acreditar?
Desenvolvimento do carro elétrico avança rapidamente
Milhares de engenheiros, de dezenas de fabricantes de veículos, estão pesquisando e estudando a fundo a evolução das baterias. Isso, para conseguir o máximo alcance possível, de 500km, 600km ou até de 700km. Porque, no fim das contas, esse é o calcanhar de Aquiles do carro elétrico: a autonomia.
Quanto maior for a autonomia, mais longa será a distância que o carro elétrico poderá rodar sem precisar recarregar a bateria. Se o alcance for de 2.000km, por exemplo, será possível viajar por um trajeto de 500km, ida e volta, sem qualquer problema.
Por isso, as baterias estão cada vez mais eficientes e empregando materiais nobres. O lítio é um deles, e há várias outras matérias-primas sendo pesquisadas no mundo inteiro, justamente para se obter uma bateria que forneça, durante o maior tempo possível, a energia elétrica que o carro precisa para se movimentar.
Agora, aparece gente vendendo equipamento que promete aumentar, milagrosamente, esse alcance. Cá para nós: é muita cara de pau!
Se você gostou desse vídeo, não se esqueça de se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e no Dailymotion. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, no Instagram e no Twitter.