No Papo de Estúdio desta semana, Boris Feldman e Enio Greco falam sobre um assunto polêmico que vem atormentando a cabeça de proprietários de veículos movidos a diesel. Trata-se do aumento do teor de biodiesel no diesel, que em abril passará de 10% para 12%. E a intenção é de que chegue a 15% até 2026.
Boris Feldman faz um alerta aos donos de carros a diesel e vai mais adiante, recomendando que as pessoas não comprem mais modelos movidos a esse combustível. Mas o que há de tão errado com o aumento do teor do biodiesel no diesel?
Na verdade, o biodiesel é um combustível eficiente, com baixo teor poluente, extraído de grãos como soja, milho, mamona, amendoim, e que gera milhares de empregos e estimula a economia. Mas um de seus primeiros problemas é que trata-se de um combustível mais caro e, se aumentarem o percentual no diesel, vai elevar o preço do produto derivado do petróleo na bomba. Ruim para o consumidor.
Outro problema é que o biodiesel é higroscópico, ou seja, absorve água, contaminando o diesel e gerando borra nos motores de SUVs, picapes, tratores e até de geradores de hospitais, colocando em riso a vida de pacientes. Um risco que não se pode correr.
Mas os empresários do setor fizeram um lobby bem-feito e conseguiram a aprovação junto ao governo federal do aumento gradativo do teor de biodiesel no diesel até 2026. Para Boris Feldman, uma decisão que vai beneficiar os produtores de biodiesel e prejudicar muito quem tem veículos movidos a diesel.
Boris conta no vídeo qual seria a solução para resolver o problema: o diesel verde, que pode ser usado puro nos motores a diesel. Mas tem um porém: é também um combustível caro que exige investimentos para ser produzido. Será que um dia vai virar realidade no Brasil?
Gostou do Papo de Estúdio sobre o biodiesel? Então não deixe de curtir o vídeo e comentar, além de se inscrever nos canais do VRUM no Youtube e Dailymotion. Fazendo isso você será notificado das novas publicações, com todas as novidades do setor automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, e, claro, no vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas