UAI

Cuidado com os esportivos de adesivos: são só adereços

Essa fórmula já é usada pelas montadoras há muitos anos, mas algumas não se preocupam em explicar ao consumidor a diferença em esportivo e 'esportivado'

Publicidade
Boris Feldman faz um alerta para quem quer comprar carros esportivos de adesivos
Boris Feldman faz um alerta para quem quer comprar carros esportivos de adesivos Foto: Boris Feldman faz um alerta para quem quer comprar carros esportivos de adesivos

Se você gosta de um carro esportivo, cuidado para não comprar um que tem cara de esportivo, mas o comportamento, o desempenho é absolutamente normal. É o que a gente chama de “esportivado”. Como assim? É o mesmo carro, porém, decorado como um esportivo, com rodas bonitinhas de liga leve, adesivos, grade, às vezes os faróis, um friso a mais ou a menos, para dar aquela impressão de um carro com melhor desempenho, mas que não é.

Chevrolet Cruze RS vermelho frente esportivado
O hatch médio Chavrolet Cruze RS segue a proposta dos modelos "esportivados", com adereços e desempenho normal

Na linha Chervrolet, por exemplo, as coisas ficam muito bem definidas, o consumidor não tem dúvida, o freguês sabe o que está comprando. Aqui, por exemplo, no Brasil, Cruze e Onix têm a versão RS. O RS já diz: o desempenho é o mesmo, não tem motor, suspensão, direção, caixa, nada modificado. Só a decoração. Tem muita gente que gosta de comprar, rodar com o carro com essa decoração. Agora, se você quer comprar um Chevrolet mais “bravo”, aí não é mais RS, é SS. A diferenciação está feita, no mundo inteiro.

Chevrolet Cruze RS vermelho detalhe da grade dianteira
A sigla RS já foi usada em alguns modelos da Chevrolet, mas no Brasil ela estreou no Onix

Chevrolet Camaro SS preto frente
O Chevrolet Camaro SS é o que se pode chamar de esportivo de verdade, pois tem desempenho empolgante

Aqui, a Hyundai acaba de lançar, por exemplo, o Creta N Line, com jeitão de esportivo, com rodas, decoração, adesivos, grade, farol, o interior mais refinado em couro escrito N Line. Mas só que o carro é o mesmo. Aliás, é até mais complicado, porque o Creta tem dois motores, um 1.0 turbo de 120cv ou o 2.0 aspirado de 166cv, 46cv a mais do que o motor 1.0 litro.

E a Hyundai decidiu por nesse N Line só o motor 1.0, segundo ela por problema de custo, porque ele é mais barato. Então, olha a situação: você tem um Hyundai Creta N Line, esportivo ou esportivado, e ao lado tem lá o Creta “careta”, mas com motor 2.0 de 166cv. Vai andar muito melhor, vai reagir, ter respostas muito melhores do que o “tal esportivo”. Ficou meio paradoxal essa decisão da Hyundai.

Hyundai Creta N Line 1.0 frente prata e preto
O Hyundai Creta N Line traz a sigla da divisão esportiva, mas sob o capô tem apenas um motor 1.0 turbo

Nada contra. Você compra o que quiser. Você compra o que anda mais ou o que anda menos. E o preço é mais ou menos o mesmo. Pode conferir na concessionária. A decisão é sua.

Nos assistiu aí no VRUM pelo YouTube? Então assina, cutuca o sininho pra você receber as notificações dos nossos próximos vídeos. Sempre com assuntos exclusivos como esse, onde a gente procura decifrar o que é esportivo, "esportivisado" ou "esportivado". Porque tem gente que cai nessa confusão que faz entre um e outro. Além do YouTube, nós estamos também no Facebook, no Instagram, no Twitter e no portal, vrum.com.br.

CONFIRA OUTROS VÍDEOS DO VRUM NO CANAL DO YOUTUBE